Turma une reciclagem e Dia das Mães em São João do Triunfo
Trabalho com foco na consciência e cuidado ambiental fez com que alunos do 4º ano da Escola Fênix reutilizassem materiais que iriam para o lixo, transformando-os em ‘mimos’ para a data comemorativa
Publicado: 15/05/2023, 18:00
O 4º ano da Escola Municipal Fênix, em São João do Triunfo, da professora Salete Regina Janiaki, pôde trabalhar, com início no mês de abril, dois conceitos: a reutilização de materiais e uma homenagem ao Dia das Mães. Segundo a docente, as atividades começaram quando houve a decisão de utilizar embalagens usadas na comercialização de sorvetes para fazer um porta-objetos para as mães.
“As crianças foram trazendo os potes plásticos, retalhos de tecido e botões aos poucos. Estes serviram para encapar e enfeitar as embalagens, além de utilizados na confecção de cartões para as mães. Com este trabalho, as crianças foram percebendo que estávamos reutilizando e reciclando materiais que iriam parar no lixo comum, no caso dos restos de tecido, e prejudicariam o meio ambiente, pois demora para se decompor”, aponta a educadora.
A abordagem também teve o conceito dos ‘5Rs’ da reciclagem, com destaque para importância de reutilizar as embalagens que, conforme relata Salete, embora sejam totalmente reaproveitadas, também pode ser transformadas em objetos para reuso nas residência, com cada um fazendo um pouquinho no cuidado com o meio ambiente, prejudicado pelas coisas compradas e descartadas sem repensar se realmente é preciso delas, assim como sem reusar, reutilizar, reduzir o consumo, além de não reciclar quando possível.
GALERIA DE FOTOS
“Esta atividade teve como objetivo, também, despertar nas crianças e seus familiares o compromisso em reciclar tudo que for possível em suas residências, pois em São João do Triunfo foi implantada a coleta seletiva em 100% do município, ou seja, abrange a cidade e o campo – não recicla somente quem não quer. Esta foi uma das formas encontradas para falar de um assunto tão importante de forma divertida”, relata a professora.
Para complementar, a educadora cita que, assim como a turma conseguiu fazer um belo trabalho com os materiais, há pessoas que vivem da reciclagem, incluindo familiares de alunos. “E, muito mais além: é assim que o ambiente fica livre de toneladas de lixo que podem ser transformados novamente, evitando que muita matéria-prima seja explorada”, pontua a docente.
Por fim, a educadora cita que a natureza leva muito tempo se refazer, com a reciclagem sendo a forma correta de cuidar dela, por meio da responsabilidade em qualquer idade. “Conscientizar a criança proporciona que a sociedade receba um adulto mais comprometido num futuro próximo. Se puder, recicle também, é um ato de amor que temos oportunidade de fazer para nosso planeta e viver melhor nele. Esta é a mensagem das crianças do 4º ano”, conclui Salete.