Atividades lúdicas engajam alunos de PG
Os alunos do quarto ano A da Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg realizaram uma série de trabalhos com foco no gênero textual poema
Publicado: 08/05/2023, 11:03
A turma do quarto ano A da Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg, orientada pela educadora Milena da Silva Gorette Castanha, trabalhou com o gênero textual poema. O trabalho foi realizado de modo processual ao longo do primeiro trimestre letivo do ano, onde os alunos tiveram a oportunidade de ler diversos poemas, estudar suas principais características, realizar interpretação textual e elaborar seus próprios poemas. Como atividade final, os alunos realizaram a releitura da obra "Isto ou Aquilo", de Cecília Meireles, representaram os poemas com algum material visual, confeccionado por eles mesmos, e de modo coletivo, a turma interpretou o poema “A Bailarina”, o qual contou com o apoio da Professora Gisele Wursba, que é professora de educação física e bailarina.
O resultado das atividades foi apresentado em um primeiro momento para a turma e posteriormente como uma associação ao projeto “Invasão Poética” desenvolvido, também, pela escola. Para a apresentação e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, aproveitou-se a oportunidade de uma reunião com os pais das crianças na escola. Na ocasião, houve uma palestra voltada aos pais, com a equipe da Vara da Infância e também esteve presente o vice-prefeito do município e outros representantes de projetos voltados à educação.
GALERIA DE FOTOS
A professora Milena relatou que o processo de desenvolvimento das atividades teve por objetivo principal, o estímulo da leitura pelos alunos, bem como, o conhecimento do gênero textual poema. “A criatividade, a compreensão e as diferentes formas de interpretação desses textos por parte dos alunos, foram importantes aliados para que a aprendizagem ocorresse e fosse possível um resultado significativo. Vale ressaltar que atividades diferenciadas e que envolvem o protagonismo dos alunos são sempre bem aceitas por eles e tornam a aprendizagem mais significativa”, complementou.