Conjunto de atividades temáticas une turmas em escola de PG
A classe do quarto ano A da Escola Municipal General Aldo Bonde teve a companhia de outras turmas da escola em atividades alusivas a datas comemorativas do mês de abril
Publicado: 05/05/2023, 15:05
A turma do quarto ano A da Escola Municipal General Aldo Bonde, orientados pela professora Lucilaine Machado, realizou atividades coletivas em sala de aula. Com o intuito de trabalhar as diversas datas comemorativas do mês de abril, as turmas dos quartos anos A,B,C e D se propuseram a trabalhar em conjunto.
Dessa forma, foram trabalhados o Dia Nacional do Livro Infantil, dando ênfase ao escritor Monteiro Lobato, e realizados mapas mentais para estimular as crianças a relembrar e conhecer os principais escritores e escritoras deste gênero textual.
Na sequência das atividades foi pautado o Dia dos Povos Indígenas, onde foram abordadas as tradições ancestrais, culturais e tradicionais do povo brasileiro. “O filme ‘Tainá’ foi a forma de melhor assimilação de tantas informações e as artes realizadas a partir do grafismo indígena. Até petecas foram construídas”, explica a professora.
O Dia do Descobrimento do Brasil foi o tema seguinte, onde foi possível complementar o conhecimento sobre a chegada dos europeus ao território brasileiro, as navegações, a troca de mercadorias e especiarias e assim colocar importantes fatos históricos em evidência. Na atividade foram trabalhadas também questões de sustentabilidade, consciência social, valores e comportamento, em alusão ao Dia Internacional da Mãe Terra. A música ‘Terra Planeta Água’, de Guilherme Arantes, deu embasamento para a interpretação.
GALERIA DE FOTOS
Por fim, foi realizada uma aula coletiva com a elaboração de receitas, onde foram trabalhados temas como quantidades, pesos, medidas, líquidos, sólidos, secos, molhados e misturas homogêneas e heterogêneas. “A receita escolhida foi bolo de fubá, nada mais justo uma vez que engloba todos os conteúdos aplicados no decorrer da semana”, contou a educadora
Participaram das atividades as professoras Josely do terceiro ano, Ana Mary e Takiany dos quintos anos C e D.
“Na minha visão, o trabalhar no coletivo ajuda na assimilação do conteúdo e principalmente quando colocamos os assuntos como normais e menos maçantes. O conviver colabora para o entendimento do cumprir regras e do ser solidário, as crianças percebem que é necessário partilhar e conviver harmonicamente, isso é educação socioemocional sendo aplicada. Eu vejo como importante e necessária essa interação”, complementou Lucilaine.