Alunos colocam chuva 'à prova' em experiência de Imbaú
Quinto ano B da Escola Octávio Mendes Batista buscou entender como fenômeno ocorre no nosso planeta; experimento elucidou características do tema
Publicado: 27/04/2023, 14:00
A chuva foi tema central de um trabalho no 5º ano B da Escola Municipal Octávio Mendes Batista, em Imbaú. A professora Andrieli Voltl explica que a aula começou com questionamentos sobre de onde vem a chuva, com os educandos expondo seus conhecimentos prévios acerca da temática. A docente relata a dinâmica.
“A segunda questão foi: como podemos comprovar se isso que sabemos é verdade? Novamente, os alunos deram ideias de como poderíamos comprovar e decidimos realizar uma experiência. Colocamos água em um recipiente, cobrimos com plástico e, posteriormente, expusemos ao sol”, aponta a educadora.
Dessa forma, conforme explica Andrieli, enquanto o sol se encarregava de comprovar a experiência, a turma pôde assistir a um episódio do ‘Show da Luna’, sobre formação da chuva e, na sequência, houve a confecção de uma maquete sobre o ciclo hidrológico, onde houve a assimilação de forma contextualizada do ciclo da água na natureza, com compreensão dos termos científicos necessário para tal.
“Ao final da aula, buscamos o nosso recipiente e os alunos puderam observar o que havia acontecido com a água que havia ficado exposta. Entraram em consenso que o plástico ajudou na condensação e que mais um pouco exposto ao sol, as ‘nuvens’ ficariam pesadas o suficiente para iniciarem a precipitação. Concordaram, também, que a partir da experiência realizada era possível comprovar como se dá o ciclo hidrológico na natureza”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Octávio Mendes Batista clicando aqui.