Dia do Livro é celebrado em escola de Palmeira
A turma do quinto ano A da Escola Municipal Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes realizou atividades que visaram incentivar a leitura de forma lúdica
Publicado: 26/04/2023, 16:15
Os alunos do quinto ano A da Escola Municipal Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes, orientados pela professora Nizia Aparecida Rigoni de Freitas, comemoraram o Dia Nacional do Livro Infantil com atividades diferenciadas, promovendo e incentivando a leitura por meio da vida e obras de Monteiro Lobato. “Foram desenvolvidas várias atividades lúdicas, permitindo assim que os alunos pudessem aprender brincando e lendo”, comentou a professora.
As atividades tiveram início com a apresentação de várias obras de Monteiro Lobato. Os alunos puderam escolher um livro para a leitura ao ar livre, na sequência foi realizda uma roda de conversa, onde as crianças puderam contar os fatos principais das histórias lidas, incentivando o gosto pela leitura e a criação de histórias.
GALERIA DE FOTOS
Em seguida, foi apresentada a biografia do escritor. Os alunos puderam conhecer um pouco da vida do autor e as características do gênero textual biografia. “Após a leitura do texto fizemos uma conversação sobre a vida do autor e a interpretação da biografia”, relatou a educadora.
Na sequência, os alunos assistiram um episódio de uma das obras mais famosas de Monteiro Lobato: ‘O Sítio do Pica Pau Amarelo’, onde puderam conhecer melhor os personagens.
“Usando da criatividade e imaginação, as crianças confeccionaram cartazes ilustrados com pequenas biografias, destacando as características dos personagens principais da obra e da receita dos bolinhos de chuva da Tia Nastácia”, relatou Nizia.
Para complementar as atividades realizadas e despertar o gosto pela leitura de maneira alegre e divertida, com muito entusiasmo e desenvoltura os alunos fizeram uma apresentação no salão da escola para as demais turmas. Os alunos representaram os personagens e caracterizados entraram dançando e apresentaram a personalidade de cada um dos personagens.
“Foram momentos de muita interação, diálogo e aprendizado, todos participaram ativamente e demonstraram interesse em realizar as atividades propostas”, complementou a professora.
Acesse o blog da Escola Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes