Importância da leitura tem ampla abordagem em Castro | aRede
PUBLICIDADE

Importância da leitura tem ampla abordagem em Castro

Livros e exemplares do Jornal da Manhã, nos ambientes escolar e familiar, formam momentos únicos no estímulo deste hábito no 4º ano da Escola Professora Mariana Garcez Duarte

Impresso do Grupo aRede foi um dos pontos altos da atividade
Impresso do Grupo aRede foi um dos pontos altos da atividade -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 4º ano da Escola Municipal Professora Mariana Garcez Duarte, em Castro, sob coordenação da professora Beatriz Fernandes Correa, desenvolveu uma atividade de leitura. Segundo a docente, a instituição de ensino, comprometida com o letramento dos educandos, valoriza o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação de leitores competentes. O trabalho, vale destacar, contou com exemplares do Jornal da Manhã.

“Nesse sentido, todas as turmas da escola desenvolvem projetos de leitura. A turma do 4º ano A matutino dedica diariamente um momento especial à Hora da Leitura, oportunidade em que os alunos escolhem obras literárias infanto-juvenis e se entregam ao prazer da leitura”, destaca a educadora.

Assim, a turma, consciente da importância do estímulo ao hábito de ler não apenas nos bancos escolares, mas também no ambiente familiar, conforme relata Beatriz, levou livros e exemplares do Jornal da Manhã para compartilhar com a família as experiências de leituras adquiridas em sala de aula.

“Como professora, tenho o hábito de leitura como parte intrínseca de minha formação intelectual e, por isso, incentivo meus alunos a se tornarem leitores ávidos e críticos. Compreendo que cada aluno tem suas próprias subjetividades e necessidades de aprendizagem, por isso, busco diversificar as atividades e desafios de leitura propostos em sala de aula”, cita a professora.

Para complementar, a docente cita que, por meio de livros físicos ou digitais, acesso à bibliotecas virtuais, busca proporcionar aos educandos as condições ideais para que usufruam do prazer de ler e desenvolver suas habilidades neste aspecto. “Assim, acredito que a formação de leitores críticos e competentes é uma tarefa coletiva que envolve não apenas a escola, mas também as famílias e a sociedade em geral”, pontua a educadora.

“Em suma, o professor leitor é fundamental para estimular o prazer da leitura entre seus alunos. Ele não apenas ensina a ler, mas também compartilha sua paixão pelos livros e ajuda os alunos a desenvolver a compreensão crítica dos textos. Com o apoio do professor leitor, os alunos podem descobrir o prazer da leitura e se tornarem leitores mais críticos e reflexivos ao longo de suas vidas”, conclui Beatriz.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Mariana Garcez Duarte clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE