Dia do Livro é destaque em trabalho de São João do Triunfo
Diversos recursos, como estudo sobre a vida de Monteiro, acesso ao Portal aRede e Vamos Ler, utilização da tecnologia e envolvimento da família ocorreram no 4º ano da Escola Fênix
Publicado: 21/04/2023, 15:30
O 4º ano da Escola Municipal Fênix, em São João do Triunfo, sob coordenação da professora Salete Regina Janiaki, desenvolveu um trabalho de literatura infantil pelo Dia do Livro. Segundo a docente, a leitura e recriar o mundo literário abre portas para universos mágicos, lúdicos e investigativos. Assim, a turma passou para os estudos do autor Monteiro Lobato.
“O trabalho foi enriquecido com tudo o que se promove nas novas discussões da educação brasileira. Neste dia, iniciamos a aula com a história para deleite de Tatiana Belinky: Andróles e o Leão. Em seguida, discutimos alguns pontos importantes do enredo buscando destacar a importância de ler para conhecer novas histórias e nos transportar através dela para o lugar em que tudo acontece, neste caso, para Roma, onde está o Coliseu e que, não por acaso, o livro foi escolhido por já estarmos trabalhando alguns elementos da história europeia durante este trimestre”, elenca a docente.
Os alunos exploraram sobre a data em que se comemora o Dia do Livro Infantil, como sua origem, facilidade de acesso aos livros nos dias atuais, escritores importantes para o Brasil com materiais ricos em conhecimento, atraentes ao público, conforme relata a educadora. Também, puderam conferir vídeos curtos sobre Monteiro Lobato, sua história e obras, com o descobrimento dos educandos que é um famoso autor de vários livros, com ênfase no ‘O Sítio do Picapau Amarelo’, transforma em filme, seriado, desenhado animado, disponíveis na internet e que podem ser acessados sempre que necessário por qualquer pessoa.
GALERIA DE FOTOS
“Aproveitamos o momento para pesquisa utilizando mídias. Nesta oportunidade, os alunos conheceram o site aRede, o Vamos Ler, livres para buscar por reportagens, imagens e vídeos sobre leitura para enriquecer nosso trabalho. Foi muito interessante porque encontraram também, trabalhos já publicados pelo município de São João do Triunfo e da nossa escola. Ainda, foi possível oferecer às crianças um momento de reflexão sobre os conteúdos que buscamos on-line”, pontua Salete.
Para complementar, a professora explica que cada aluno ganhou um livro que fará parte de um projeto de leitura anual, o ‘Sacola da Leitura’, onde levam títulos para suas casas, leem, realizam as atividades relacionadas e também envolvem a família, “pois, a criança pode fazer a atividade junto com seu responsável, ampliando o círculo de leitura”.
“A ludopedagogia esteve presente na construção da boneca de pano, Emília, uma das personagens criadas por Lobato do Sítio do Picapau Amarelo. A aula ganhou suporte com o uso de recursos tecnológicos. Pelo tablete, as crianças puderam navegar na rede e pesquisar mais sobre o assunto. Por fim, os alunos deram vida a personagem Emília, que ficou exposto no mural da escola para todos apreciarem trabalho”, conclui a educadora.