Aniversário de Castro é destaque em 'Jornal Escolar Especial'
Iniciativa do terceiro e quarto anos da Escola do Campo Professor Benedito Roque trouxe vários aspectos jornalísticos, utilização do Jornal da Manhã e construção do seu próprio periódico
Publicado: 18/04/2023, 10:00
As turmas de terceiro e quarto anos da Escola Municipal Campo Professor Benedito Roque de Campos Leal, em Castro, da professora Silmara de Jesus Carneiro, desenvolveu o ‘Jornal na Escola: Especial Castro 319 anos’. A docente comenta que o objetivo do trabalho foi de conhecer e resgatar a história do município por meio de vivências e técnicas diferenciadas, difundindo o hábito da leitura do impresso (utilizando o Jornal da Manhã) na escola e na casa dos educandos.
“A partir do lançamento do projeto Vamos Ler na escola, e com a participação dos alunos em uma das reportagens, o hábito da leitura se tornou presente no cotidiano. Toda quinta-feira a aula começa com a leitura do jornal do dia, analisando a capa e escolhendo uma das reportagens para ser lida. Também, foram exploradas algumas edições físicas do jornal, onde puderam manusear e compreender o formato e os diversos assuntos presentes, em especial as questões ambientais que eventualmente eram retratadas no jornal”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Assim, compreendendo melhor o assunto, os alunos foram desafiados a retratar a história do município num forma jornalística com ênfase no aniversário de Castro. Destacaram-se, conforme relata Silmara, estudos e pesquisas sobre a formação da cidade, tropeirismo, com cada aluno se responsabilizando por um assunto específico. Entre eles estavam poemas, histórias em quadrinhos, pesquisa sobre personalidades castrenses, eventos, entrevistas, dicionário local, linha do atividade, atividade de destaque no município, hino de Castro ilustrando, passeios na Fazenda Capão Alto e no aterro sanitário (parte do Programa Ecofeira.
“E, ainda, uma entrevista exclusiva com a coordenadora pedagógica das escolas do campo, Luiza Nunes, na qual destacou a importância da valorização das escolas do campo e o comprometimento dos respectivos alunos e professores na realização do trabalho. A partir dessa atividade, os alunos acompanharam na edição dos textos e escolha das reportagens que seriam assuntos na primeira edição do jornal, assim como eventuais pesquisas que precisaram ser feitas para maior credibilidade, visto que as informações devem ser coerentes”, complementa a professora.
Para fechar, a educadora cita que o arquivo foi impresso na Secretaria de Educação, explorado posteriormente em sala de aula, verificando e analisando os resultados. Na sequência, houve finalização com passeio na Fazendo Capão Alto, “onde pudemos contemplar uma exposição do artista castrense João Maria sobre o tropeirismo, ampliando o significado do termo e possibilitando vivências significativas para os alunos”, conforme conclui Silmara.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Professor Benedito Roque de Campos Leal clicando aqui.