Elementos da narrativa são desenvolvidos em Reserva
Trabalho interdisciplinar com embasamentos históricos e uso de recursos digitais ocorreu nos quintos anos A e B da Escola Coronel Rogério Borba
Publicado: 08/04/2023, 10:07
Os quintos anos A e B da Escola Municipal Coronel Rogério Borba, em Reserva, sob coordenação da professora Edina Selhorst de Lima, puderam trabalhar elementos da narrativa de maneira interdisciplinar, com foco na formação dos povos, descobertas, invenções, formação das primeiras sociedades, época história, com destaque aos substantivos e adjetivos, além dos materiais digitais, como slides e filme de desenho animado.
“O modo de viver dos povos, desde os primórdios da história até os dias atuais, influencia muito nas culturas e tradições de cada sociedade. Sendo assim, fizemos leitura em livros didáticos, vimos e estudamos slides sobre época histórica, meios de sobrevivência, observações de locais no mapa-múndi e, no mapa brasileiro, da quantidade de pessoas (densidade demográfica), por continentes, países, regiões, cidade e sala de aula”, aponta a docente.
A educadora pontua também que com auxílio da fita métrica, a turma pôde medir a sala de aula, entendendo a densidade demográfica, além de aprenderem a interpretar mapas – com uma melhor assimilação com um filme de desenho animado. Após essa dinâmica, houve interpretações escritas e orais dos caracteres da história narrada, com destaque aos substantivos e adjetivos que estavam na narrativa ficcional e de mídia onde puderam perceber as formas de composição de gêneros – conforme complementa Edina.
“Aulas de História tendem a ser mais cansativas, então resolvi juntar vários assuntos trabalhados e destacar com o uso do filme proposto. Fazer paralelos e referências ajuda no entendimento de conteúdos. Assim, pude trabalhar diversos temas de cada Componente Curricular, fazendo com que eles memorizassem mais rápido e aprendessem com mais entusiasmo”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Coronel Rogério Borba clicando aqui.