Coluna Fragmentos: Ronda Policial | aRede
PUBLICIDADE

Coluna Fragmentos: Ronda Policial

A coluna ‘Fragmentos’, assinada pelo historiador Niltonci Batista Chaves, publicada entre 2007 e 2011, retorna como parte do projeto '200 Vezes PG', sendo publicada diariamente entre os dias 28 de fevereiro e 15 de setembro

Coluna Ronda Policial, publicada no JM em 21 de janeiro de 1966
Coluna Ronda Policial, publicada no JM em 21 de janeiro de 1966 -

João Gabriel Vieira

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Até os dias atuais as colunas e páginas policiais destacam-se como uma das sessões mais lidas e procuradas nos jornais brasileiros. Tal tendência também se faz presente no Jornal da Manhã desde a sua fundação, em 1954, até os dias atuais.

Na década de 1960, a coluna “Ronda Policial” ocupou lugar de destaque nas páginas do JM. Momento em que se verificou uma expansão física e um crescimento demográfico consideráveis em Ponta Grossa, sobretudo com o desenvolvimento da região norte da cidade, esse período foi marcado pelo estabelecimento da zona do baixo meretrício na Nova Rússia.

Porta de entrada para os viajantes e comerciantes que vinham do interior paranaense, o bairro se caracterizou pela circulação permanente de forasteiros que, muitas vezes, frequentavam os bares, hotéis e as casas de prostituição que ficavam dispostas nas ruas imediatamente paralelas à Dom Pedro II, principal artéria da Nova Rússia.

Essa movimentação intensa de ponta-grossenses e viajantes pela zona do meretrício produziu inúmeras histórias de violência e crimes, muitas das quais ainda sobrevivem através da memória de muitos que foram contemporâneos da época.

Tal realidade, por si só, foi capaz de garantir o sucesso das colunas policiais impressas nos jornais locais, destacando-se, entre elas, as notas publicadas na “Ronda Policial” do JM.

.

O material original, com mais de 170 colunas, será republicado na íntegra e sem sofrer alterações. Por isso, buscando respeitar o teor histórico das publicações, o material apresentará elementos e discussões datadas por tratarem-se de produções com mais de uma década de lançamento. Além das republicações, mais de 20 colunas inéditas serão publicadas. Completando assim 200 publicações.

Publicada originalmente no dia 30 de março de 2008.

Coluna assinada por Niltonci Batista Chaves. Historiador. Professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE