Turma de Ipiranga se aprofunda em estudos sobre a imigração
O quarto ano A da Escola Municipal Professora Anita Taborda Puglia, desenvolveu atividades sobre imigrantes que se estabeleceram no Brasil e suas culturas
Publicado: 24/03/2023, 15:43
Orientados pela professora Eunice Pontarolo Paes, a turma do quarto ano realizou atividades sobre os imigrantes que vieram para o Brasil e suas culturas. E para dar sequência a essas atividades, os alunos reproduziram o jogo “Escravos de Jó”.
“A dança e música “Escravos de Jó” é bastante tradicional no mundo das crianças e na escola, mas há uma história desta canção. Por ser uma dança alagoana e que faz referência aos escravos, reproduzimos esta atividade como um complemento dos conteúdos sobre os imigrantes no Brasil e suas culturas. Uma história provável sobre esta canção é que a cultura negra tenha se apropriado de uma figura para simbolizar o homem rico da cantiga de roda. Os escravos que faziam o zigue zigue zá seriam os fujões, que corriam em ziguezague para despistar os capitães-do-mato”, relata a professora Eunice.
GALERIA DE FOTOS
Ainda segundo ela, essa brincadeira estimula a atenção, concentração, coordenação motora, linguagem, ritmo, memória e a cooperação entre os participantes. Os alunos devem ter paciência entre si, até que aprendam a dinâmica da brincadeira, respeitando o seu próprio ritmo. “A atividade proporcionou interação entre os estudantes, pois a dinâmica exigia paciência, sincronia e ritmo entre todos", complementou.