Alunos de PG trabalham as conquistas femininas em sala de aula
O quinto ano B da Escola Municipal Protázio Scheifer realizou uma série de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher
Publicado: 15/03/2023, 17:30
Os alunos orientados pela professora Marília Aparecida Wrubel, desenvolveram uma sequência didática entre os dias 01 a 08 de Março com os objetivos de conhecer o protagonismo da mulher na sociedade a partir da sua atuação nos diferentes períodos históricos, relacionando-os com as mulheres da sua comunidade, conhecer as principais conquistas das mulheres na história, analisar como as mulheres conquistaram espaço dentro de novas profissões e da sociedade e compreender o motivo e importância do Dia Internacional das Mulheres ser comemorado na data de 8 de Março.
GALERIA DE FOTOS
Segundo a professora, as atividades tiveram início com um texto lido coletivamente e após isso, um debate em sala organizado pela professora, abordando questões sobre a origem da data comemorativa. Como primeira atividade os alunos criaram em duplas um acróstico sobre a Mulher e seu protagonismo e importância na sociedade. Os estudantes ficaram em duplas para pesquisarem em material trazido pela professora, sobre mulheres que foram protagonistas da história do Brasil, compreendendo que a história do Brasil não foi somente escrita por homens, mas sim, teve uma grande contribuição de diversas mulheres e após isso, as duplas criaram um resumo sobre cada mulher para expor em um cartaz.
Como terceira atividade, os alunos fizeram de tarefa uma pesquisa sobre as mulheres que os inspiravam e suas profissões e debateram em sala sobre suas respostas. Com este material em mãos a turma criou um poema coletivo sobre as mulheres, mostrando que elas podem e devem seguir as profissões que desejam, sem impedimentos. Para finalizar as atividades da sequência didática, os alunos ficaram em duplas e criaram uma linha do tempo sobre as principais conquistas das mulheres na história. Cada dupla ficou responsável por uma data, utilizando material de pesquisa trazido pela professora. Todas as atividades realizadas em sala foram expostas para que toda a escola tenha acesso e perceba a importância da comemoração da data, a qual foi conseguida através de lutas e tragédias.
“Este trabalho foi de extrema importância para que os alunos pudessem perceber a desigualdade e o preconceito que existe com a pessoa mulher, onde a mesma muitas vezes é considerada inferior, e através destes dias de debate e estudo, os alunos conseguiram observar que não há motivos para pensar que a história foi construída somente por homens e que em todas as etapas da vida as mulheres se fizeram presentes e lutam até hoje para mostrar o seu devido espaço na sociedade”, complementou a Marília.