Dia da Mulher interativo engrandece estudo em Castro
Uso de tablets, pesquisas e análises, seleção de mulheres históricas e muitos outros tópicos foram desenvolvidos no 5º ano B da Escola José Nery Carneiro de Napoli
Publicado: 15/03/2023, 11:35
A semana do Dia Internacional da Mulher foi de muito estudo e produção no 5º ano B da Escola Municipal José Nery Carneiro de Napoli, em Castro. A professora Rosi Aparecida Alves Ferreira destaca que os alunos conheceram mais sobre a vida de dez mulheres brasileiras e estrangeiras que mudaram o mundo. O objetivo, relata a docente, foi de pesquisar, ler, localizar informações e escrever sobre o assunto, com análise do trabalho e luta desenvolvidas pelas figuras escolhidas, valorizando a atuação feminina na sociedade.
“Separados em trios, cada um recebeu o nome da mulher que iriam pesquisar com questões previamente sugeridas sobre sua vida e no tablet pesquisaram, leram, observaram imagens e escreveram sobre a vida, o que ela fez de importante, seus desafios e dificuldades para conquistar o que pretendia. Analisaram também a data em que essa mulher viveu e lutou pelos seus ideais, comparando com a data onde ocorreu o fato que se deu origem ao Dia Internacional da Mulher”, comenta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Houve orientação e auxílio de Rosi nas dificuldades durante a atividade, com cada trio apresentando aos demais sobre sua pesquisa, além das opiniões. Compararam com as mulheres importantes da sua vida, como mães, professoras, tias e avós, entre outras que, mesmo não aparecendo nos livros, são indispensáveis para o meio social das crianças, conforme relata a professora, “onde ser mulher ainda é um desafio e que mesmo com tantos avanços na igualdade, precisamos lutar para que se concretiza todos os direitos”.
Para fechar, a turma ouviu a declamação do poema ‘Dia Internacional da Mulher’, de autoria de Claudia Alencar e Renato Cesar, podendo analisar o gênero textual, bem como sua estrutura, características, com desafio de, em duplas, criarem versos para confeccionarem cartazes a serem entregues para as mulheres da escola. “As duplas escolheram para quem fariam seu cartão e, sendo orientados pela professora, fizeram os versos e depois transcreveram para os cartões, onde puderam expressar sua criatividade”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola José Nery Carneiro de Napoli clicando aqui.