Turmas de Reserva mergulham pela história do Hino Nacional
Objetivo nos quintos anos A e B da Escola Coronel Rogério Borba foi além de questões históricas, envolvendo interpretação e sentimentos patrióticos em relação ao conteúdo
Publicado: 10/03/2023, 07:57
Os quintos anos A e B da Escola Municipal Coronel Rogério Borba em Reserva, sob coordenação da professora Edina Selhorst de Lima, desenvolveram estudos sobre a história do Hino Nacional Brasileiro, nas disciplinas de História e Língua Portuguesa. As aulas ocorreram nos dias 7 e 8 de março.
“Primeiramente, copiaram e leram um texto explicativo; após, assistiram ‘slides’, onde fomos lendo e fazendo as interpretações e trocas de sinônimos na letra do Hino Nacional Brasileiro, para compreensão da intenção das palavras do poema em relação ao Brasil. Cada aluno tinha em mãos a letra da canção e assim fomos fazendo a leitura e a análise dos versos e estrofes”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
A docente cita que a escola tem a rotina de cantar os hinos brasileiros e de Reserva, uma vez por semana, com hasteamento das bandeiras – o que fez levar os conceitos patrióticos aos alunos, compreendendo a homenagem feita à Pátria e à cidade, com canção do hino. “Penso que isso ajudou as crianças no que diz respeito ao patriotismo, ao amor à Nação, ao respeito às diversidades étnicas e culturais presentes em nosso país”, complementa Edina.
“Também percebi que somos pouco informados sobre a real intenção da escrita da letra do Hino (Nacional), e isso causa falta de respeito ao simbolismo da música. Mas, ao compreendermos o real motivo, e a que a letra conta a história do Brasil, de fatos ocorridos antes e após a proclamação da Independência, fica mais fácil o entendimento e o comprometimento de entonar o Hino”, conclui a professora.
Pedagoga comenta
Quem também destacou o trabalho foi a coordenadora pedagógica Jossuelma de Fátima Almeida. “A professora trabalhou com seus alunos o conteúdo da História do Hino Nacional Brasileiro de uma forma dinâmica, envolvendo tanto o componente curricular História, quanto Língua Portuguesa. Acompanhando a aula da professora, foi possível perceber o interesse dos alunos, pois o tempo todo foram participativos, visto que opinavam, perguntavam e, o mais importante, foi vê-los entonando o Hino Nacional com entusiasmos”, comenta a pedagoga.
Por fim, a educadora destaca que “através dessa aula a professora conseguiu que os alunos, além de aprenderem o significado das palavras, aprendessem a história contada na letra do Hino Nacional Brasileiro”, conclui Jossuelma.
Acesse o blog escolar da Escola Coronel Rogério Borba clicando aqui.