Leitura descontraída engaja alunos em Ipiranga
O quinto ano A da Escola Municipal Professora Anita Taborda Puglia, trabalhou uma atividade em que os alunos escolhiam aquilo que lhes interessava ler, seguido por roda de conversa e posterior apresentação com fantoches
Publicado: 09/03/2023, 23:00
Os alunos orientados pela professora Elesandra Carneiro desenvolveram uma atividade com o intuito de estimular a leitura com a turma. Foram selecionados pela professora, livros infantis em diversos gêneros. Os exemplares foram organizados em uma roda de leitura na biblioteca da escola, em um ambiente tranquilo e prazeroso, onde cada aluno escolhia o que desejava ler naquele momento.
Em seguida foi organizada a roda da conversa para expor o que cada um leu e para que cada aluno pudesse compartilhar o que mais havia lhe chamado atenção e possivelmente gerar uma indicação para o colega. Na sequência formaram-se grupos para montar e contar histórias para os colegas com fantoches. Formando um ambiente de muita descontração e aprendizado.
Segundo Elesandra, este espaço foi montado especialmente para descaracterizar o ambiente de uma sala de aula, para auxiliar e despertar o gosto pela leitura entre os alunos, melhorando também a fluência na escrita.
“A leitura dá asas à imaginação, à fantasia, e ajuda a construir sonhos...O simples contato com um livro, com as imagens... já é um ótimo ensaio para para que alguém se torne um grande leitor, quem sabe... um leitor de carteirinha, aquele que é capaz de devorar todos os livros da biblioteca”, conta a professora.
Acesse o blog da Escola Municipal Professora Anita Taborda Puglia