Vamos Ler inicia 16ª edição com projetos e temáticas especiais
Iniciativa do Grupo aRede abre nova temporada nesta segunda-feira (6) com uma série de conteúdos diversificados para ampliar ainda mais o acesso à mídia e novas tecnologias junto aos alunos e professores do Paraná
Publicado: 04/03/2023, 13:34
O Vamos Ler – Geração Digital, projeto de mídia, educação e novas tecnologias do Grupo aRede, inicia sua 16ª edição nesta segunda-feira (6), com uma série de novidades. O objetivo para 2023 é ampliar ainda mais a atuação com projetos e temáticas especiais sobre as mais diversas áreas, como a saúde, meio ambiente, empreendedorismo e inovação, resgate histórico e cultural, desenvolvimento econômico e social, entre outros.
As participações e parcerias, em sintonia com os outros anos, foi ampliada e consolidada: serão quase 20 municípios nas regiões dos Campos Gerais e Centro Sul do Paraná. Nas escolas particulares, o projeto mantém as parcerias com o Colégio Sagrada Família, Colégio Sepam e Colégio Integração, todos de Ponta Grossa, além da adesão do Sagrada Família de Palmeira e Sagrada Família de Ipiranga. O CAIC de Ponta Grossa também continuará como grande parceiro do projeto.
Outros grandes destaques ficam por contas das iniciativas especiais com os parceiros do projeto, como a Unimed Ponta Grossa, que continua junto ao Vamos Ler; Instituto Mundo Melhor (IMM), que retorna com a ‘dobradinha’ junto ao projeto; além da adesão da Continental em 2023. O Museu Campos Gerais e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) também farão parte de iniciativas assertivas.
GALERIA DE FOTOS
DIVERSOS RECURSOS
Assim como nos anos anteriores, os recursos já consolidados do Vamos Ler continuarão sendo oferecidos aos quase 20 municípios parceiros em 2023, escolas particulares e instituições de ensino que comporão o projeto. Isto inclui as publicações regulares no Portal aRede, nas redes sociais Facebook e Instagram, na criação e manutenção de blogs escolares, relatórios aos parceiros participantes, além do já tradicional concurso que já distribuiu mais de 500 prêmios.
Outras ferramentas utilizadas terão alterações significativas neste ano: as páginas do projeto passarão a ser diárias (até 2022 eram veiculadas nas terças e quintas-feiras), e as videoaulas ganharão conteúdos ainda mais ricos e direcionados juntos aos parceiros. Soma-se a isso, também, a criação da terceira rede social do Vamos Ler na plataforma TikTok, valorizando ainda mais os conteúdos produzidos pelos alunos.
Antes do início das publicações e conteúdos regulares, o projeto do Grupo aRede também realizou as oficinas de capacitação nos formatos presencial (visita aos municípios e instituições parceiras), além de formações online pelo Google Meet. Mais de 500 educadores passaram pelas capacitações ao longo do mês de fevereiro – além daqueles que puderem acompanhar as oficinas gravadas e disponibilizadas no YouTube.
CONSOLIDAÇÃO
Para fechar, serão mais de 20 grupos no WhatsApp focados na iniciativa do Grupo aRede, ampliando ainda mais o alcance e acesso à informação. Todo o processo pode ser acompanhado no site do projeto (arede.info/vamosler), que conta com a história e trajetória ao longo de 16 anos, abas sobre o concurso e relatórios, acesso à versão digital do Jornal da Manhã e um grande destaque aos parceiros que tornam o Vamos Ler – Geração Digital o maior projeto de mídia, educação e novas tecnologias do Paraná.
Acesse e acompanhe tudo o que rola no Vamos Ler - Geração Digital: arede.info/vamosler