Coluna Fragmentos: Daily Luiz Wambier | aRede
PUBLICIDADE

Coluna Fragmentos: Daily Luiz Wambier

A coluna ‘Fragmentos’, assinada pelo historiador Niltonci Batista Chaves, publicada entre 2007 e 2011, retorna como parte do projeto '200 Vezes PG', sendo publicada diariamente entre os dias 28 de fevereiro e 15 de setembro

Texto comemorativo a os dois anos de funcionamento do JM (04 de julho de 56)
Texto comemorativo a os dois anos de funcionamento do JM (04 de julho de 56) -

João Gabriel Vieira

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Jornalista, escritor, cronista, poeta, político, intelectual!

Talvez nem todo esse rol de características consiga traduzir o que foi e o que significou Daily Luiz Wambier para o Jornal da Manhã e, por extensão, para a vida cultural ponta-grossense nos meados do século passado.

Wambier marcou profundamente os primeiros anos da história do JM e completou um trio de respeito no jornalismo princesino ao lado de Borell du Vernay e João Nunes Cottar.

Nascido em Ponta Grossa no ano de 1908, Daily reunia todas as características essenciais para quem se pretende um bom cronista: uma paixão interminável pelo jornalismo, aliada a um texto ágil, preciso e vigoroso, e, principalmente, a um amor incondicional pelo objeto central de suas palavras: a cidade de Ponta Grossa.

Nos primórdios do JM, um grande número de artigos e crônicas escritos por ele descreveu as tramas políticas, o cotidiano da população local, a ação cultural dos letrados e as perspectivas econômicas de Ponta Grossa num Paraná em plena fase de transformações estruturais.

Os textos de Daily Luiz Wambier contribuíram decisivamente para a consolidação do jornal fundado por Petrônio Fernal. Provavelmente, sem a participação de Wambier, o matutino não tivesse conseguido chegar à condição que hoje ostenta com orgulho: ser o mais antigo jornal em circulação ininterrupta de Ponta Grossa.

Daily se enquadra, de maneira plena, naquilo que os cientistas sociais atualmente definem como o “intelectual”. Sua ação pública não se limitou a “escrever artigos”. Homem de ação ingressou na senda política, elegendo-se vereador por duas vezes na década de 1950. Além disso, ocupou diversas funções e integrou vários organismos de ordem sócio-cultural na cidade.

Foi diretor da Cooperativa 26 de Outubro, membro do Rotary, provedor da Santa Casa de Misericórdia, colaborador do Instituto Pasteur e do Hospital Infantil Getúlio Vargas. Seu nome também aparece entre os associados ou dirigentes dos clubes Guairá e Pontagrossense, do Jóquei Clube e do Aero Clube de Ponta Grossa.

Mas não há como deixarmos de destacar a ativa participação de Daily Luiz Wambier no Centro Cultural Euclides da Cunha, criado, em 1948, pelo professor Faris Michaele. Nessa destacada entidade cultural, foi um dos mais ativos colaboradores do jornal “O Tapejara”, periódico oficial do Centro Cultural.

Nesse espaço, Wambier compartilhou suas idéias e princípios com expressivas figuras da intelectualidade princesina do período, como: Faris Michaele, Eno Wanke, Lourival Santos Lima, Dino Colli, Guaracy Paraná Vieira, Álvaro Augusto Cunha Rocha, João Alves Pereira entre outros.

A principal coluna deixada por Wambier no JM foi “Idéias e Opiniões”, publicada durante anos pelo jornal.

No ano de 2002, Luiz Rodrigues Wambier, filho de Daily, doou todos os originais dos textos escritos por seu pai para o Acervo do Centro Cultural Euclides da Cunha, pertencente ao Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Essa importante contribuição encontra-se hoje em um arquivo público e, portanto, está disponível para pesquisadores e estudiosos locais.

Daily Luiz Wambier faleceu em Ponta Grossa no ano de 1965. Sua obra, marcada tanto pela quantidade de textos deixados como pela qualidade de suas informações, continua viva e se constitui numa das mais importantes fontes para o conhecimento de nossa gente e de nossa história.

.

O material original, com mais de 170 colunas, será republicado na íntegra e sem sofrer alterações. Por isso, buscando respeitar o teor histórico das publicações, o material apresentará elementos e discussões datadas por tratarem-se de produções com mais de uma década de lançamento. Além das republicações, mais de 20 colunas inéditas serão publicadas. Completando assim 200 publicações.

Publicada originalmente no dia 09 de setembro de 2007.

Coluna assinada por Niltonci Batista Chaves. Historiador. Professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE