'Eleição na floresta' leva ato cidadão à turma de Guamiranga
Atividade no 5º ano da Escola de Boa Vista permitiu que alunos entendessem, de forma lúdica, com imaginação e prática, como ocorrem as eleições
Publicado: 25/10/2022, 19:26
Uma iniciativa focada nas eleições movimentou o 5º ano da Escola Municipal Boa Vista, em Guamiranga. A professora Rosimery de Morais Bueno Ribeiro comenta que na primeira semana de outubro, em sala de aula, foi desenvolvido um trabalho acerca deste tema, com base em acontecimentos históricos, cívicos e atuais. Assim, desenvolveu-se de forma lúdica o texto ‘Eleição na floresta’.
“Em parceria e apoio da equipe pedagógica da escola foi impresso e plastificado títulos de eleitor para todos os alunos, confeccionado máscaras de animais para os alunos que concorreriam à eleição na floresta. Também, foi confeccionada uma urna para o dia da eleição. Após apresentar os conhecimentos sobre eleição, sanar dúvidas apresentadas pelos alunos, iniciamos a parte prática: simulamos uma eleição”, aponta a docente.
GALERIA DE FOTOS
Em um primeiro momento foi montada uma equipe, com alguns alunos representando os mesários e fiscais, com todo o trabalho baseado no texto principal. Assim, a turma escolheu os candidatos que representariam os defensores da flores, personagens retirados da história: o leão, a girafa e a coruja, conforme pontua a educadora.
“Cada candidato preparou um discurso para apresentar aos eleitores defendendo sua posição em manter a ordem na floresta e conquistar os votos para ser eleito. Assim, aconteceu o debate com a participação dos eleitores, e os candidatos, com a orientação da professora, responderam todas as perguntas apresentadas. No dia da eleição houve toda uma organização e preparo de ambiente para o momento de votar”, explica Rosimery.
Os eleitores foram organizados do lado de fora da sala, entrando para votar apenas quando o eleitor anterior tivesse votado. A professora explica que os eleitores recebiam os documentos, orientavam os colegas a se dirigirem aos mesários, com identificação e assinatura de presença, com outro fiscal encaminhando à urna. Na saída, os votantes recebiam seus comprovantes de eleição e documento apresentado.
“Assim, todos os alunos vivenciaram essa magia de ir na urna votar. Sob orientação da professora, foi estipulado um horário para o momento de votação. O tempo foi cumprido. Em seguida, dando continuidade, houve o momento de contagem de votos pelos mesários em local separado da sala de aula e, posteriormente, apresentação do candidato vencedor. Todos os momentos desse trabalho foram registrados em fotos”, complementa a docente.
Por fim, a educadora cita que o desenvolvimento do trabalho de forma teórica “foi uma experiência grandiosa, os alunos demostraram interesse e entusiasmo, pois eles até sugeriram que deveríamos ter votação todos os dias”. “O envolvimento dos alunos superou todas as expectativas, por se tratar de um assunto sério, a diversão e a alegria fizeram parte dessa aula contaminando toda a comunidade escolar”, conclui Rosimery.