Alunos de Irati imergem em projeto sobre os Três Poderes
Estudos e parte teórica, eleição dos Vereadores Mirins e conversa com prefeito Jorge Derbli foram alguns dos momentos do trabalho no 5º ano da Escola Professora Antonia Fillus Panka
Publicado: 18/10/2022, 14:50
O 5º ano da Escola Municipal Professora Antonina Fillus Panka, em Irati, sob coordenação da professora Luciana Colecha, pôde desenvolver um estudo que envolveu as eleições e os Três Poderes. A docente conta que os alunos aprenderam mais sobre a formação do governo, suas instâncias e poderes, de forma teórica e prática.
“(O trabalho ocorreu) em consonância com o projeto da Câmara Municipal de Vereadores de Irati, que a cada ano elege vereadores mirins de 10 escolas municipais, os quais realizam sessões na Câmara Municipal, levando propostas e melhorias para suas escolas, bairros e comunidade. No entanto, aproveitando esse projeto e as eleições, foi possível levar os alunos a perceberem como funciona a administração de uma cidade, estado ou país”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Assim, por meio do projeto Vereadores Mirins, houve a parte teórica para entendimento de como funciona e quem faz parte dos Três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário). Luciane fala que os educandos puderam analisar e verificar o que compete a cada instância, atribuições e quem compõem cada um deles.
“Após saberem teoricamente sobre como governar, os alunos foram instigados a participarem da campanha para vereador mirim. As eleições ocorrem dentro da escola, onde os alunos apresentam suas propostas e as demais turmas realizam a votação, analisando as melhores propostas. Sendo assim, os alunos que queriam se candidatar, criaram suas propostas, as quais foram corrigidas e apresentadas em sala. Prontas as propostas, criaram cartazes e propagandas para dar início à campanha eleitoral na escola”, pontua a professora.
Assim, os candidatos apresentaram as propostas para a escola: colegas de várias classes, professores e funcionários, que poderiam analisar e escolher as melhores propostas. A votação elegeu Pâmela Emanuelle da Silva, tendo como seu suplente o aluno Kaio Henrique Purfirio, que foram empossado na Câmara dos Vereadores, levando suas propostas para outros vereadores mirins analisarem, a cada dois meses.
“As sessões e reuniões ocorrem na própria Câmara de Vereadores da cidade, no período da manhã, onde os alunos utilizam as cadeiras de vereadores e expõe suas propostas. Vale ressaltar que, assim como os vereadores, os mirins também tem o presidente da Câmara, vice e secretários, os quais analisam as propostas e estas são levadas a prefeitura para serem verificadas”, explica a docente.
A turma pôde aprender na prática como funciona o Legislativo, mantendo dúvidas sobre o Executivo. Assim, para ampliar este conhecimento, os alunos visitaram a Prefeitura de Irati, conhecendo seus setores, funcionamento, além de uma reunião com o prefeito Jorge Derbli. O líder do Executivo Municipal explicou como funciona seu trabalho, dificuldades e projetos, onde a turma conseguiu tirar dúvidas e levar propostas, acatadas por Derbli.
“Tanto prefeito como os funcionários da prefeitura municipal, receberam muito bem os alunos, acolheram e apresentaram seus setores. Foi uma vista muito rica e realmente compreenderam que o trabalho dos nossos representantes vai muito além das eleições e campanhas”, complementa a educadora.
Por fim, Luciane cita que na volta à escola cada aluno pôde relatar o que aprendeu e conheceu por texto. Também, conseguiram analisar propostas de candidatos, com as mais coerentes, compreendendo que o trabalho vai além das eleições.
“É preciso ficar atentos ao trabalho que cada candidato realiza quando eleito, quais obras e investimentos realiza. Por fim, o trabalho em conjunto com a Câmara dos Vereadores é muito rico e valioso, pois os alunos aprender o valor da cidadania e a importância e escolher bem os candidatos, bem como o que compete a cada Poder”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Antonina Fillus Panka clicando aqui.