Dinâmicas incentivam e ampliam leitura de turma em Imbaú
Interpretações, releituras, auxílio de colegas e família, estudo sobre obra de autor e apresentações engajaram alunos do 4º ano A da Escola Barão do Rio Branco
Publicado: 14/10/2022, 16:19
O 4º ano A da Escola Municipal Barão do Rio Branco, em Imbaú, sob coordenação da professora Juanita Aparecida do Amaral, desenvolveu um projeto de leitura que instigou os alunos a lerem mais e ter gosto por esse hábito. A docente destaca os principais tópicos do trabalho.
“Esse projeto sem sombra de dúvidas é indispensável e fundamental para estimular os alunos a adquirirem o hábito de leitura. Aproximar os alunos do universo escrito e impresso é um desafio, tendo em visto que as tecnologias são atrativas e vão de encontro a essa geração conectada nas redes sociais e mídias digitais”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Assim, houve o uso de diversas estratégias: leitura, interpretações e releituras (em casa e na sala), participação da família compartilhando com os colegas por meio do caderno de registro de leitura. Para complementar, houve a utilização e manipulação de livros impressos, gibis, apreciando obras narradas.
“Escolhemos como patrono da turma o autor Ziraldo, trabalhamos sua vida e obra. Obviamente os alunos se encantaram pelo personagem do Menino Maluquinho e sua turma. A escola, como já citado, organizou um cronograma de apresentações. Nela, as turmas compartilham com os demais colegas da escola as experiências viviadas ao longo do projeto de leitura”, elenca Juanita.
Par fechar, a professora cita que a apresentação da turma ocorreu no dia 7 de outubro, “com os covers da turma do Maluquinho”, além de um breve relato da vida e obra de Ziraldo, fechando com a dramatização do livro ‘Os Dez Amigos’, do autor. “Finalizamos o trabalho com uma apresentação aos demais colegas da escola”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Barão do Rio Branco clicando aqui.