Visita a Lavandário leva estudo e admiração à turma de Carambeí
Quinto ano A da Escola Fátima Augusta Bosa deu prosseguimento a projeto realizado ao longo do ano e pôde conhecer características próprias do local que investe no Turismo Ecológico
Publicado: 07/10/2022, 09:46
O 5º ano A da Escola Municipal Fátima Augusta Bosa, em Carambeí, deu prosseguimento a um projeto da vida das abelhas trabalhado ao longo do ano. A professora Mafalda Fernandes Marcondes comenta a atividade que contou com uma visita a um novo local.
“A arte está intimamente ligada à história e à evolução do ser humano, sempre foi vista como instrumento de reflexão e transformação da nossa maneira de pensar e entender o mundo. Durante essa saída de campo ao Lavandário, nosso objetivo foi ampliar os horizontes dos alunos e desenvolver habilidades interculturais propiciando através dessa aprendizagem que os alunos alcancem novos patamares de expressão e desenvolvimento do seu pleno potencial criativo”, aponta a docente.
GALERIA DE FOTOS
A educadora cita que “no lindo local”, os proprietários investem no Turismo Ecológico e adotam práticas sustentáveis para a fabricação de produtos à base de lavanda, além de queijos artesanais – pontuando também que esta prática turística tem se mostrado importante para a construção de conceitos ambientais.
“Em uma saída de campo como essa pudemos acessar informações e curiosidades sobre a lavanda e a natureza. Houve uma profunda integração entre os alunos e o ambiente através da educação. A propriedade está localizada em nosso município e está inserida na escarpa devoniana” cita Mafalda.
O trabalho teve mais ênfase devido a lavanda atrair abelhas, com o contato dos alunos com os insetos. A professora cita que a recepção foi por Lucas Los, que acompanhou e apresentou todo o trabalho com a planta, contando o processo de extração do óleo, suas propriedades, complementando com a turma podendo sentir as fragrâncias das espécies existentes no local, além dos produtos fabricados com esse aroma. Por fim, conheceram onde os queijos artesanais são fabricadas, bem como a loja de produtos feito à base de lavanda e uma música tocada pelo anfitrião.
“Foi um momento riquíssimo onde os alunos puderam vivenciar o conceito de sustentabilidade que temos construído durante nosso projeto. Eles fotografaram muito, nos canteiros de lavandas foi possível que visualizassem as abelhas voando livremente. Foi um momento de rara beleza e encanto, onde os alunos puderam experimentar novas oportunidades de aprendizagens e voltaram para a escola cheios de novas impressões e conhecimento”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Fátima Augusta Bosa clicando aqui.