Aulas do Vamos Ler contribuem em prática eleitoral de Castro
Produções sobre cargos eletivos foram base de um pleito que elegeu os representantes do 5º ano A da Escola da Vila do Rosário; eleitos poderão atuar em sintonia com demandas da instituição
Publicado: 03/10/2022, 20:00
O 5º ano A da Escola Municipal da Vila do Rosário, em Castro, sob coordenação da professora Janete Soares Machado, pôde trabalhar com um tema que movimentou o país nesse domingo (2): as eleições gerais. A docente comenta que a atividade contou com a utilização das videoaulas do Vamos Ler – Geração Digital sobre cargos eletivos, contribuindo para uma eleição do representante escolar da turma.
“Após as videoaulas, um dos alunos perguntou se era possível fazer uma eleição na escola. A turma do 5º ano A, então, foi mobilizada a refletir sobre a cidadania e como pode exercer seu direito a votar em um representante que apresenta as suas propostas para melhoria do espaço escolar”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Assim, houve a pré-candidatura de alguns estudantes como representante escolar, cargo este que permite a participação na execução de propostas com a gestão da escola. Também, houve a organização de uma Junta Eleitoral, responsável pelo acompanhamento da eleição, de modo que existisse ética entre os candidatos.
“Após a apresentação das propostas à Junta Eleitoral (alunos que representam o TRE), saíram da seleção três candidatos que fizeram campanha eleitoral nas turmas e corpo a corpo com estudantes de 1º a 5º ano e Classe Especial. Foram recebidos nas salas de aula para que apresentassem suas ideias e pela equipe gestora. Também entregaram santinhos e fizeram cartaz para mobilizar os eleitores”, elenca Janete.
A professora complementa apontando que o representante foi escolhido por meio da eleição com cédula eleitoral, votação individual (de todas as turmas e funcionários da escola). Assim, ele poderá representar o grupo de colgas no acompanhamento de melhorias na escola. A docente cita, ainda, que “toda a forma da campanha eleitoral e de votação foi como um experimento para que os alunos pudessem sentir e conhecer o que é política e o que se pode fazer quando eleito para um cargo”.
“A motivação dos alunos provou que a compreensão do assunto foi realizada com sucesso. Quando efetivamente propomos algo aos alunos, construímos soluções para o futuro. Hoje foi uma espécie de brincar de política, mas no futuro podemos vê-los proporcionando para nós um novo caminhar, a construção de caráter, de cidadão ético, capaz de transformar o mundo de maneira correta. Isso é o sonho de todo professor”, conclui Janete.
Acesse o blog escolar da Escola da Vila do Rosário clicando aqui.