Eleições em sala despertam civismo junto a turma de PG
Trabalho no 5º ano E da Escola General Aldo Bonde, que contou com votação e suas características, também teve reflexão acerca do direito cidadão de votar
Publicado: 30/09/2022, 12:45
O 5º ano E da Escola Municipal General Aldo Bonde, em Ponta Grossa, sob coordenação da professora Lucilaine Machado, pôde desenvolver de forma prática, durante a semana, a organização da ideia e conteúdo denso que engloba a cidadania, vista no contexto histórico-social. A docente destaca os principais pontos do trabalho.
“Como é ano de eleição e no próximo domingo é dia de exercer o direito enquanto comunidade democrática, desenvolvemos a partir de textos sobre registros no caderno de história, partindo para mapas regionais, gráficos, planilhas de tabulação e computação de dados”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Lucilaine cita que para não interferir diretamente em assuntos políticos, o trabalho teve abordagem de forma escrita, com mapas mentais. “Porém, como recém havíamos feito uma competição de minis jardins em alusão à primavera, aproveitamos tais trabalhos para serem considerados na disputa entre candidatos”, conta a professora.
Assim, partindo da ideia e com as escolha dos melhores, os alunos foram selecionados e houve votação, com equipe de mesários, fiscais eleitorais e votação em sala de aula. Também, ocorreu a explicação acerca da importância do voto secreto, compra de votos, direitos, respeito, entre outros.
“Para finalizar, o registro ocorreu no caderno de Matemática, onde foi possível explicar sobre os assuntos pertinentes, incluindo porcentagem, que é uma das dificuldades de entendimento. A atividade foi muito participativa e os alunos dedicados, fazendo assim integrar a disciplina de Formação Humana (ética e cidadania)”, complementa a educadora.
Para fechar, a docente pontua que a aluna Sarah foi eleita com o melhor trabalhando, com sua premiação, vista do contexto político, como forma de pagamento ‘salário’. “Eu, como professora, acho importante momentos de integração que estimulam o pensar e o agir. Esses alunos precisam imergir no assunto para poder entender. Assim, como tarefa, precisam me entregar a confecção de documentos pessoais, título de eleitor, RG e carteira de motorista. Mas, isso é assunto para outro dia”, conclui Lucilaine.
Acesse o blog escolar da Escola General Aldo Bonde clicando aqui.