Projeto de justiça e cidadania engaja alunos em Reserva
Estudo dos conceitos, desenvolvimento de aptidões cidadãs e visita ao Fórum Municipal foram alguns dos pontos realizados nos quartos e quintos anos da Escola Rural Frei Henrique de Coimbra
Publicado: 23/09/2022, 10:55
Por meio de um projeto de justiça e cidadania, as turmas de 4º e 5º anos da Escola Rural Municipal Frei Henrique de Coimbra, em Reserva, puderam entender noções básicas dos conceitos, com o objetivo de formar cidadãos conscientes para o futuro, em uma parceria entre a professora Adriane Zubek e a diretora Maria Egisleine Schreiner.
“A juíza forneceu revistas sobre justiça e cidadania, onde os alunos leram, fizeram resumo do assunto, contaram aos colegas o que entenderam, resolveram atividades sobre o tema. Dia 20 de setembro eu e os alunos fomos ao Fórum de Reserva para conhecer as instalações e funcionamento do mesmo”, aponta a docente.
GALERIA DE FOTOS
Segundo Adriane, no local, foram recebidos pela ajudante da juíza e levados para conhecer as dependências do Fórum, conhecendo as funções de cada um. A magistrada e o promotor conversar com os alunos, que ficaram empolgados com o ambiente, prestando bastante atenção em tudo.
“Trabalhar sobre justiça e cidadania na escola trouxe bastante pontos positivos que servirão de base para a construção de conhecimentos sobre o assunto e os alunos adquiriram valores morais e éticos que os transformarão em adultos conscientes”, conclui a professora.
A diretora Maria Egisleine cita que, durante o trabalho com o projeto, houve a conclusão de que os alunos não conheciam o assunto e, trabalhando com o tema, puderam adquiri conhecimentos que serão base para a construção de futuros cidadãos exercendo a plena cidadania.
“Ao trabalhar sobre respeito, educação, cooperação honestidade, responsabilidade, entre outros valores, os alunos adquiriram noções básicas de seus direitos e deveres enquanto cidadãos, que contribuíram de forma significativa na aprendizagem”, conclui a gestora.
Acesse o blog escolar da Escola Rural Frei Henrique de Coimbra clicando aqui.