Divertida aula sobre ângulos em Guamiranga tem uso de pipas
Quinto ano da Escola de Boa Vista, ao abordar conteúdo matemático, teve amplo estudo com conclusão que uniu conhecimento e diversão
Publicado: 22/09/2022, 16:04
O 5º ano da Escola Municipal de Boa Vista, em Guamiranga, sob coordenação da professora Rosimery de Morais Bueno Ribeiro, desenvolveu um trabalho matemático de forma divertida durante a semana com foco no conteúdo de ângulos. Segundo a docente, o trabalho iniciou com um diálogo acerca da temática, com apresentação para a turma sobre formas e nomes, sua presença em nosso cotidiano – de objetos a nossa volta, na vida e na natureza.
“Com embasamento no livro didático, nas definições, comparações e observações do dia a dia na escola, despertou-se nos alunos o interesse e a curiosidade sobre o conteúdo, pois em vários momentos durantes as aulas eles verbalizam comparações com algum dos ângulos apresentados, nomeando-os corretamente”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Objetos que fazem parte do cotidiano dos educandos foram utilizados como exemplos: ponteiro do relógio, porta da sala, caderno, livro na medida que se abre ou vira a página (apresentando graus de cada movimento aplicado pelo aluno), caixa de lápis colorido, rampa de entrada na escola, quadra de esporte. Rosimery cita que são inúmeras possibilidade assimilar o conhecimento, tornando o processo de aprendizagem leve e divertido.
“Após trabalhar a teoria em sala de aula, lancei um desafio aos alunos: a confecção de uma pipa, respeitando os ângulos reto, agudo e obtuso, enfatizando que as pipas deveriam ser construídas com os requisitos apresentados pelo conteúdo e deveriam utilizar material reciclado que tivessem em casa. Os alunos teriam uma semana para finalizarem as pipas e entregar na data estipulada pela professora”, complementa a docente.
Com uma data agendada na semana seguinte à proposta, os alunos testaram de forma prática e divertida a questão dos ângulos: realizou-se o ‘dia de soltar pipas’. “Na aula prática, o soltar pipa foi incrível e muito divertido. As pipas que estavam com os ângulos corretos, encantavam o céu com suas corres e formatos, a alegria no rosto de cada criança, as gargalhadas fizeram desse dia um dia maravilhoso e muito prazeroso”, conclui a professora.