Recicláveis são matérias-primas para brinquedos em Ipiranga | aRede
PUBLICIDADE

Recicláveis são matérias-primas para brinquedos em Ipiranga

Iniciativa sustentável ocorreu no 5º ano da Escola Professora Anita Taborda Puglia; itens podem ser utilizados por todos da instituição

Trabalho trouxe diversão e reflexão sobre importância de criar seus próprios brinquedos
Trabalho trouxe diversão e reflexão sobre importância de criar seus próprios brinquedos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Professora Anita Taborda Puglia em Ipiranga, sob coordenação da professora Lucimara Elesandra Carneiro trabalharam, durante esta semana, a sustentabilidade e o papel do cidadão junto ao meio ambiente. Segundo a docente, dessa forma surgiu a ideia da confecção de brinquedos recicláveis para serem utilizados não apenas pela turma, mas por toda a instituição de ensino na hora do recreio interativo.

“Todo mundo sabe que é muito legal jogar videogame, jogar jogos no computador ou assistir televisão. Mas, qualquer um deles já lhe oferece a brincadeira pronta. Você não precisa fazer mais nada além de saber apertar botões ou usar controle remoto. Isso significa que você praticamente não usa a criatividade e não aprende coisas diferentes, e isso não é muito bom. Então, quando a criança está dividindo seu tempo de lazer para fazer também outras coisas divertidas, como por exemplo criar brinquedos com material reciclável, inventar brincadeiras, está desenvolvendo a criatividade e colaborando com o meio ambiente”, aponta a educadora.

GALERIA DE FOTOS

  • Recicláveis são matérias-primas para brinquedos em Ipiranga
  • Recicláveis são matérias-primas para brinquedos em Ipiranga
  • Recicláveis são matérias-primas para brinquedos em Ipiranga
  

Segundo a educadora, isso propicia interação social, onde os brinquedos e brincadeiras são essências em diversos aspectos nesta fase dos alunos, com eles se desenvolvendo, apendendo a conviver socialmente, “se arrisca a conhecer o novo, explora sua criatividade, trabalha sua sensibilidade e comunicação, e conhece o mundo a sua volta”. Lucimara também cita que “além de ecológicos e educativos, os brinquedos sustentáveis também são livros de matérias tóxicos que podem ser nocivos à saúde sensível das crianças”.

A professora também cita a fala da diretora Elenice Mulinari, onde “a diversão, muitas vezes, está mais no fazer, investigar e descobrir como as coisas funcionam”. Ainda, pontua que “utilizando materiais simples, como embalagens e resíduos recicláveis, podem ser criados brinquedos que, além de divertir, ensinam as crianças a importância de aproveitar e reiventar o que consumimos”.

Para complementar, traz a fala do aluno Paulo Henrique Biaco, que fala que foi bom e divertido confeccionar os brinquedos com os recicláveis, preservando o meio ambiente. E, fecha com a explanação da pedagoga Lícia Mara sobre a importância de resgatar brinquedos e brincadeiras, além de que o trabalho também pode ser realizado com a família, “relembrando assim que muitos brinquedos que eram confeccionados com recicláveis”.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Anita Taborda Puglia clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE