Vamos Ler destaca criação de jornal impresso em Ipiranga
‘Jornal do 4º ano’ foi elaborado pela turma da Escola Rural Indalécio Lemes Galvão com muito estudo e criatividade
Publicado: 05/08/2022, 14:43
O 4º ano da Escola Rural Municipal Indalécio Lemes Galvão, em Ipiranga, sob coordenação e auxílio da professora Amanda Dallazoana Langue, produziu seu próprio jornal. Segundo a docente, o trabalho teve início com estudos relacionados, leitura e pesquisa utilizando o livro didático.
A educadora cita que os alunos foram “consumidos pela curiosidade e a vontade de aprender mais sobre o gênero notícia/reportagem, levando em consideração que já havia sido trabalhado sobre reportagem, sendo que os alunos foram repórteres por um dia”, elenca que “foi a vez de resgatar o jornal impresso”.
Outro ponto citado por Amanda foi que, após lerem notícias e explorarem o impresso e as mídias, puderam analisar determinados elementos, como a manchete, o lide, o corpo. Individualmente, os alunos puderam escolher ‘manchetes malucas’, como ‘Onça é flagrada roubando em supermercado’; ‘Lobo Mau é acusado de perturbação de sossego pelos três porquinhos’; ‘Galinha fica mais famosa após botar ovo de chocolate’; entre outras.
“A partir de tais manchetes, e usando e abusando da criatividade, eles criaram notícias. Após o processo de escrita, foi momento de revisão, trocando entre si. Houve revisão por partes dos alunos do texto do colega e, para finalizar, foi realizada a montagem do jornal coletivo, utilizando papel kraft. Foram montadas folhas de jornal, onde a capa todos juntos decidiram o nome do jornal, intitulando de ‘Jornal do 4º ano’”, elenca a professora.
Para complementar o trabalho, houve a adição de elementos como a data, manchetes, fotos e informações dos autores da notícias, matérias internas em A4 e coladas com desenho relacionado à informação.
“Para finalizar, foi apresentado o jornal e as notícias lidas para a turma do 3º ano e discutido como foi para eles se sentirem como autores, os quais relataram aprender e se surpreender bastante com esse mundo jornalístico. Além de uma atividade divertida e diferente, foi desafiadora, e os fez das ‘asas’ à imaginação, aprimorar a escrita, a leitura e a pesquisa. Foi algo gratificante vendo a alegria, o empenho e o resultado final do trabalho, que ficou ótimo”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Rural Indalécio Lemes Galvão clicando aqui.