Aula no Integração traz formas geométricas do cotidiano
Professora do Colégio de Ponta Grossa destaca métodos aplicados ao falar sobre o assunto na educação infantil; trabalho contou, também, com noções de sustentabilidade
Publicado: 13/06/2022, 16:20
Professora do Colégio de Ponta Grossa destaca métodos aplicados ao falar sobre o assunto na educação infantil; trabalho contou, também, com noções de sustentabilidade
O pré II da professora Bianca Tkazuc, do Colégio Integração de Ponta Grossa, pôde trabalhar com um conceito importante dentro da realidade etária dos educandos: as formas geométricas no cotidiano. A docente explica a importância do tema na Educação Infantil e como desenvolveu o assunto com as crianças – com coordenação de Amanda Weridyana Uller e correção de Igor Antônio Barreto.
“Em nosso cotidiano, observamos diferentes geométricas. Portanto, trabalhar este conteúdo na educação infantil estimula a criança a observar e identificar essas formas na casa onde ela mora até as ruas por onde passa. Com o intuito de que os pequenos visualizassem e reconhecessem as formas geométricas, a professora trabalhou com eles a confecção de um brinquedo, utilizando rolinho de papel higiênico, caixa de creme dental e tampinhas de garrafa pet”, aponta a educadora.
Segundo Bianca, cada material possuía uma forma geométrica: retângulo, quadrado e círculo. Assim, além de aprenderem as formas, as crianças também inseriram em seus conhecimentos a questão da reciclagem, com a reutilização de materiais para confeccionar brinquedos. Conforme complementa a professora, “eles tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos de forma múltipla”.
“Vale ressaltar que além dos conhecimentos adquiridos, durante a atividade aforam trabalhados o desenvolvimento da coordenação motora fina, a criatividade, a percepção visual e a linguagem oral. Acredito que os alunos puderam aprender com êxito, pois aprenderam de forma divertida. Agora, quando forem brincar com o carrinho que construíram, irão lembrar das formas geométricas e também da importância do reciclar, reutilizar e reinventar”, conclui a docente.