Turma de PG trabalha e reflete com narrativas religiosas
Aula de Ensino Religioso/Formação Humana no 5º ano B da Escola Professor Nelson Pereira Jorge teve dinâmica com foco na liberdade de escolha da religião
Publicado: 06/06/2022, 16:00
Aula de Ensino Religioso/Formação Humana no 5º ano B da Escola Professor Nelson Pereira Jorge teve dinâmica com foco na liberdade de escolha da religião
Durante o mês de maio, a turma do 5° ano B da Escola Municipal Professor Nelson Pereira Jorge, pôde aprofundar o estudo sobre as narrativas religiosas dentro da disciplina de Formação Humana/Ensino Religioso. Ministrados pela professora Danielle Scariotte Cogo Greggio, diversos exercícios abordaram o tema, visando o melhor aproveitamento dos educandos.
“Com o objetivo de compreender que toda pessoa tem o direito à liberdade religiosa, foi proposto a turma, pesquisas sobre várias religiões, desenvolvendo a habilidade de reconhecer a importância do fenômeno religioso na vida dos indivíduos e das sociedades”, explica a professora.
Sendo este um tema pouco falado e discutido diversas vezes, a necessidade de debater sobre as formas e crenças religiosas é algo indispensável no convívio escolar. Sabendo disso, o projeto foi realizado em 4 etapas. Na primeira, os alunos conheceram o texto da Constituição Brasileira, afim de perceber que todas as pessoas têm direito à liberdade religiosa e que isso está previsto na Constituição. Na segunda parte da atividade, através de desenhos, os estudantes expressaram o que Deus significa para cada um.
Seguindo com o estudo, os alunos assistiram um vídeo sobre o que as crianças de nove diferentes credos desenharam e explicaram sobre o que era Deus para elas. Após apresentação do vídeo foi explorado com os alunos as semelhanças e diferenças encontradas em relação as religiões por eles e as crianças do vídeo.
“Na quarta e última etapa, foi organizado com a turma uma pesquisa em duplas, sobre as religiões presentes no vídeo e que os alunos não conheciam e ficaram curiosas para conhecer. Com o resultado em mãos, as duplas trocaram suas pesquisas, entre si, para elaborar um texto falando sobre a religião que a outra dupla pesquisou”, descreve a docente, comentando ainda a atividade resultou na montagem de um caderno com os símbolos e um pequeno texto sobre cada religião pesquisada.
Encerrando o projeto, Danielle disse que durante toda a realização do estudo, houveram momentos de troca de informações entre os alunos, em que eles puderam desenvolver autonomamente seus textos e partilhar suas pesquisas.
Acesse o blog escolar da Escola Professor Nelson Pereira Jorge clicando aqui.