Vamos Ler traz conscientização sobre a água em turma de Irati
Estudo com textos, vídeos, análise de reservatórios da cidade e da capital, além de entrevistas e palestra marcaram amplo trabalho no 5º ano da Escola Professora Antonina Fillus Panka
Publicado: 06/06/2022, 10:19
Estudo com textos, vídeos, análise de reservatórios da cidade e da capital, além de entrevistas e palestra marcaram amplo trabalho no 5º ano da Escola Professora Antonina Fillus Panka
O 5º ano da Escola Municipal Professora Antonina Fillus Panka, em Irati, coordenados pela professora Luciana Colecha, deram continuidade ao projeto ‘do clássico ao digital’, desenvolvido em sala de aula. A dinâmica contou com a pesquisa sobre a importância da água, o reservatório de água de Curitiba (por meio de vídeo e texto), assim como sua história, redundando em conhecer esta mesma estrutura em Irati.
“Esse trabalho foi realizado em etapas, primeiramente os alunos escreveram um texto analisando a notícia, em seguida realizaram perguntas, em forma de entrevista, a respeito do reservatório de água da cidade. As perguntas foram devidamente corrigidas e analisadas pela classe toda. Assim, trabalhando o gênero textual entrevista, foi proposto para que realizassem um telejornal em casa, gravando um vídeo, onde entrevistaram seus familiares para verificar se conheciam e sabiam a respeito do reservatório de água de nossa cidade, bem como os cuidados com o meio ambiente e água”, aponta a docente.
Os vídeos, destaca a educadora, foram enviado por WhatsApp e mostrados na sala. Também, assistiram a conteúdos dos telejornais, criando um relato das respostas dos familiares e trabalhando este gênero textual. Na sequência, Luciana Garcia, técnica da Sanepar em Irati, foi até a turma para conversar com os alunos, que fizeram perguntas que tinham feito com a família, traçando um paralelo entre as duas respostas.
“Além de realizarem estruturas textuais, aprenderam como é o tratamento da água, quais suas funções para nosso organismo, as formas de tratamento e a preservação do meio ambiente. Com isso, realizamos a experiência do filtro de água caseiro, utilizando garrafa pet, pedras, areia grossa, areia fina, carvão, algodão, água com terra. Para realizar a experiência os alunos seguiram as instruções da professora. Ao terminar o filtro foi adicionada a água suja de terra para que fosse realizada a filtragem e limpeza da mesma. Os alunos perceberam o processo de limpeza da água, verificando que não é um trabalho fácil e que para chegar até em nossa casa ela passa por inúmeros processos”, elenca a professora.
Outros pontos citados por Luciana são dos cuidados importantes com o meio ambiente, com os alunos indagados a observarem o trajeto da escola e sua casa para vr problemas de poluição no bairro, anotando e elaborando meios de conscientização contra a poluição e contaminação das águas.
“Por fim, com todos os conhecimentos adquiridos, os alunos escreveram um texto, relatando o que aprenderam a respeito do reservatório de água de Irati e quais a preservações devem ser tomadas em relação ao meio ambiente, para que tenhamos uma água de qualidade. Esse texto foi devidamente corrigido e refeito pelos alunos para que pudessem verificar seus erros ortográficos e de coerência. Foram selecionados os melhores textos e enviados para publicação do jornal da escola, o qual está em construção”, complementa a docente.
E, por fim, a professora conclui falando que o trabalho “possibilitou aos alunos uma ampliação do conhecimento, não somente de estruturação textual, mas como do processo de filtração da água, como funciona o abastecimento em Irati e de como preservar o meio ambiente”.
Acesse o blog escolar da Escola Professora Antonia Fillus Panka clicando aqui.