Vamos Ler auxilia no estudo sobre a coleta seletiva em Irati
Videoaula do projeto do Grupo aRede e da Unimed PG foi um dos recursos utilizados em um amplo trabalho acerca da sustentabilidade no 5º ano da Escola Rural São Miguel de Itapará
Publicado: 02/06/2022, 09:49
Videoaula do projeto do Grupo aRede e da Unimed PG foi um dos recursos utilizados em um amplo trabalho acerca da sustentabilidade no 5º ano da Escola Rural São Miguel de Itapará
As videoaulas do Vamos Ler – Geração Digital sobre a reciclagem e coleta seltiva contribuíram de forma efetiva em um valoroso trabalho no 5º ano da Escola Rural Municipal São Miguel de Itapará em Irati. A professora da turma, Renata Elisa Boiko, destaca os principais pontos do trabalho que contou com o desenvolvimento de estudo e projeto em sala de aula.
Segundo a educadora, a dinâmica contou com as características de materiais presentes nos objetos do dia a dia, além da proposta apresentada e discutida acerca da questão da coleta seletiva de materiais reciclável ou não.
“Com o tema ‘coleta seletiva, reciclando e transformando’, juntamente com o auxílio de mídia digital e explorando videoaulas presentes no Portal aRede, podemos observar e compreender diversos cuidados e maneiras corretas de descarte do lixo produzido no dia a dia em residências, hospitais e empresas”, pontua Renata.
Outros recursos auxiliaram no estudo: leitura e arquivos de reportagem em mídia, que foram apresentados à turma. Por meio de uma roda de conversa, os alunos deram suas opiniões, relataram e utilizaram exemplos de recicláveis, com a classificação e divisão para um correto descarte de acordo com a cor e a especificidade das lixeiras.
“Pôde-se perceber que esse assunto é essencial para os dias de hoje. Vivemos em um planeta que produz, por dia, bilhões de toneladas de lixo, que quando descartados corretamente podem ser transformados e voltarem como matéria-prima para diversas empresas, fazendo com que a preservação do meio ambiente ocorra de forma sustentável e consciente”, cita a professora.
Para complementar, houve a produção de texto e acróstico que, explana a docente, visavam utilizar e repassar “formas conscientes da importância de separar, cuidar e transformar os materiais recicláveis, a fim de preservar a natureza e o meio ambiente em que se vive, transformando o futuro das próximas gerações”.
“Nossa geração necessita de conscientização e compreender que só poderemos mudar a situação do meio ambiente em que vivemos começando por nós mesmos. Uma coleta seletiva, um material descartado de forma correta, pode mudar e ampliar a forma de sustentabilidade de nosso planeta”, conclui Renata.
Acesse o blog escolar da Escola Rural de São Miguel de Itapará clicando aqui.