Vamos Ler destaca estudo de símbolos pátrios em Jaguariaíva
Hinos, bandeiras e características das esferas municipal, estadual e federal são amplamente estudados na Escola Antônio Fanchin, fazendo parte da rotina curricular
Publicado: 01/06/2022, 20:02
Hinos, bandeiras e características das esferas municipal, estadual e federal são amplamente estudados na Escola Antônio Fanchin, fazendo parte da rotina curricular
O canto de hinos pátrios foi destaque do relato da professora Ester Barbosa de Lima, do 5º ano A da Escola Municipal Antônio Fanchin, em Jaguariaíva. Segundo a docente, a prática é constante na instituição de ensino, com cronogramas de hino/turma diárias, por meio de uma iniciativa a equipe gestora junto aos professores, por acreditarem que tal iniciativa não deve ser abandonada pela escolas brasileiras.
“Os símbolos nacionais fazem parte da identidade de todos os brasileiros e devem ser reverenciados sempre. Por isso, ao cantarmos junto com os alunos, entendemos que estamos despertando neles este respeito e orgulho. É pelo exemplo que podemos ensinar novas atitudes e difundir novos hábitos. A atividade é fundamental para reforçar os laços do aluno com o país. Só valorizamos aquilo que conhecemos, por isso é fundamental este resgate, pois cantar o hino não deve ser uma atitude de aluno, mas sim do cidadão que honra sua Pátria”, relata Ester.
Outro ponto que a escola adotou, explica a professora, foi de atividades pedagógicas no seu currículo voltadas a ensinar os símbolos municipais, estaduais e nacionais, como bandeiras, hinos, armas e selos. O objetivo, complementa a docente, é que os alunos conheçam os hinos, compreendam seu significado e valorizem símbolos oficiais para desenvolver o senso de patriotismo. “Não devemos deixar que o aluno saia do Ensino Fundamental sem saber cantar o hino do município, do estado e do país. O hino é um símbolo para nós”, conclui Ester.
Acesse o blog escolar da Escola Antônio Fanchin clicando aqui.