Estudo em Jaguariaíva aborda sistemas do corpo humano
Tratos respiratório e digestório foram temas de aula no 5º ano C da Escola Júlio de Mesquita Filho com conteúdos teóricos e elementos práticos
Publicado: 31/05/2022, 14:01
Tratos respiratório e digestório foram temas de aula no 5º ano C da Escola Júlio de Mesquita Filho com conteúdos teóricos e elementos práticos
Em uma aula divertidas e bem proveitosa, os alunos dos alunos do 5º ano C da Escola Municipal Júlio de Mesquita, em Jaguariaíva, desenvolveram as atividades que focavam no estudo e conhecimento do sistemas respiratório e digestório do corpo humano, indispensáveis para o funcionamento do corpo humano, sob orientação da professora Antonia Dalci Speranza Santos.
Somado ao estudos realizados em sala de aula, vídeos, pesquisas e orientações da professora compuseram a atividade. Antonia disse que para maior aproveitamento do tema, os alunos foram divididos em equipes, onde cada qual devia apresentar aos demais as alunos, as funções dos órgãos responsáveis pela digestão e respiração. Na atividade, foi usado um boneco de representação do corpo humano, disponibilizado pela escola.
Ainda conforme a educadora, enquanto ocorria as explicações de um determinado órgão, por um membro de cada equipe, o mesmo era passado entre os alunos, podendo ser observados e manipulados pelos que assistiam. Assim, se deu com os todos os órgãos digestivos e respiratórios.
“Para fechar, a turma realizou uma sessão de perguntas e respostas, introduzindo questionamentos, como, por exemplo: O que significa a palavra integração’? Será que existe alguma integração entres os sistemas digestório, respiratório e circulatório? Qual é a função de cada um desses sistemas? Será que nós sobreviveríamos se esses sistemas não fossem integrados? Qual será a relação que existe entre esses sistemas?”, conta o docente.
Com a atividade finalizada, Antonia destacou a produtividade do estudo, ressaltando que houve significativa aprendizagem, até mesmo, do mais desinteressados dos alunos.
Acesse o blog escolar da Escola Júlio de Mesquita Filho clicando aqui.