Alunos de Ivaí conhecem mais sobre aspectos do sistema solar
Sol, Lua e suas fases, planeta e a localização de cada um de forma espacial foram trabalhados com recursos tecnológicos no 4º ano B da Escola Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha
Publicado: 11/05/2022, 11:46
Sol, Lua e suas fases, planeta e a localização de cada um de forma espacial foram trabalhados com recursos tecnológicos no 4º ano B da Escola Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha
Conhecer o sistema solar é sempre uma viagem de conhecimento indispensável aos alunos pela nossa vizinha no espaço. E, este foi o tema aplicado no 4º ano B da Escola Municipal Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha em Ivaí, sob coordenação da professora Julie Graziele Pox, que desenvolveu algumas atividades relacionadas ao assunto.
“Através dessas atividades, os alunos puderam interagir e verificar que temos uma localização nesse mundo, realizando uma relação de inclusão de sua moradia dentro do contexto: bairro, cidade, estado, país, continente, planeta, galáxia. Durante a atividade, puderam perceber que o único planeta a ter vida é o planeta Terra, pois o mesmo encontra-se a uma distância do sol que permite manter temperatura compatíveis com a vida, tal como a conhecemos”, aponta a docente.
A educadora explica que os alunos perceberam que, quanto mais próximos do Sol, mais quentes; o mesmo vale para quanto maior a distância, menores as temperaturas. Houve a verificação de como o sistema solar é composto, movimentos que contribuem para o dia e a noite, além das estação do ano. As atividades contaram com estudo da Lua, satélite natural da Terra e suas fases, além de contextualizar que essa mudança lunar é utilizada em calendários de diferentes culturas.
“Assim, os educandos puderam ter a oportunidade de entender e esclarecer dúvidas relacionadas ao mundo e ao exterior deste mundo em que vivemos. Estimular a curiosidade é vital para a formação de futuros cientistas, independente da área escolhida. Entre as atividades desenvolvidas forma: construção de móbile do sistema solar; jogos e vídeos explicativos na lousa digital; formação e confecção lúdica das fases da Lua; confecção dos movimentos de rotação e translação”, conclui Julie.
Acesse o blog escolar da Escola Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha clicando aqui.