PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

‘Historiadores mirim’ pesquisam sobre primeiras cidades do PR

Vamos Ler

13 de maio de 2021 13:58

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Educação no trânsito engaja alunos em 5º ano de Jaguariaíva

Turma de Carambeí mobiliza ações contra o trabalho infantil

‘Desafios no Meet’ engaja turma nas aulas remotas em Irati

Docente destaca aplicação do Vamos Ler em 5º ano de Castro
Dados demográficos estimulam pesquisa em Castro
Reportagem é tema central de aula em Irati
Alunos de Castro reconhecem 'diferenças' nos meios digitais
PUBLICIDADE

Trabalho com o 5º ano da Escola Rural de Avencal, em Ipiranga, teve ampla adesão. Alunos gravaram vídeos para falar de municípios históricos do nosso estado

Buscando fazer um resgate histórico, o 5º ano da Escola Rural Municipal de Avencal, em Ipiranga, desenvolveu um amplo trabalho que contou com pesquisas sobre as primeiras cidades do Paraná. Ainda em aulas remotas, mas com afinco no aprendizado, a professora Viviane Mocelim Jukoski Oliveira aponta as etapas e a importância do tema para seus educandos.

“Estudar a história dos antepassados, como ocorreu a formação das primeiras civilizações e também a miscigenação de culturas é imprescindível para compreendermos o nosso próprio modo de vida. O trabalho com o tema ‘As primeiras civilizações’, ocorreu durante o primeiro bimestre, através de aulas gravadas e reuniões no Google Meet”, destaca a docente.

Os conteúdos abordados, explica a professora, foram: história antes da escrita, na época que os humanos desenvolviam as primeiras técnicas agrícolas, o que possibilitou se tornarem sedentários; as primeiras civilizações; e, em complemento, os primeiros habitantes, etnias e população paranaense.

“A partir de todo o conteúdo desenvolvido durante as aulas de História, os alunos tiveram a missão de fazer um trabalho, através de pesquisa, sobre as primeiras cidades fundadas no nosso estado. Para isso, as crianças utilizaram como ferramenta de pesquisa a internet para fazer a parte escrita. Na sequência, colocar a criatividade em ação e apresentar aos colegas o resultado de suas pesquisas através de vídeo”, pontua Viviane.

Ainda, conta a educadora, a criatividade dos alunos foi longe, através de vídeos editados, com adição de imagens representando os municípios, trazendo determinados pontos turísticos e curiosidades acerca do tema a ser pesquisado. Para fechar, trouxeram dados demográficos e históricos, como a população e o ano de fundação.

“Os pequenos historiadores trouxeram, cada um com seu jeitinho, um pouco sobre a história do Paraná. Vale aqui ressaltar a importância do estímulo à realização de pesquisas para o desenvolvimento da autonomia, também ao uso das ferramentas que a própria tecnologia proporciona. O resultado foi maravilhoso", conclui Viviane.

Acesse o blog escolar da Escola Rural de Avencal clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados