‘Jornal Kids’ de Tibagi retrata a pandemia da Covid-19 | aRede
PUBLICIDADE

‘Jornal Kids’ de Tibagi retrata a pandemia da Covid-19

Ação do 2º ano C da Escola Professora Aroldo trabalha aspectos comunicacionais e desenvolve habilidades dos alunos, que atuam no informativo

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ação do 2º ano C da Escola Professora Aroldo trabalha aspectos comunicacionais e desenvolve habilidades dos alunos, que atuam no informativo

Com a pandemia do novo coronavírus, várias instituições de ensino e redes de ensino precisaram se reinventar para trabalhar os conteúdos com os alunos. Em Tibagi, o Município vem se destacando no formato de aulas que permite um amplo trabalho com os estudantes de diferentes turmas – o que proporciona, inclusive, atividades de comunicação, diretriz do Vamos Ler – Geração Digital.

E foi isso que o 2º ano C da Escola Municipal Professor Aroldo, sob coordenação da professora Eliane Aparecida Moreira, desenvolveu ao criar seu próprio informativo comunicacional com o tema do momento: a Covid-19. A docente elenca os principais pontos do trabalho que vem sendo desenvolvido durante a paralisação das aulas e mantém a sequência neste mês.

“Como gosto de trabalhar com Língua Portuguesa e projetos, mesmo em meio a essa pandemia, resolvi arriscar e fazer o ‘Jornal Kids’ com meus alunos de segundo ano. Eu recebi esses alunos em março, pois a outra professora foi embora e tive que assumir a turma e, para meu espanto, eles estavam bem comprometidos na aprendizagem”, elenca a professora.

Segundo Eliane, buscando melhor o “quadro tenebroso” e ampliar a fala das crianças, buscou dar continuidade ao seu projeto ‘Café com Letras’, que contam, também, com um jornal falado. A educadora explica que o trabalho é muito rico, estimulando imaginação e criatividade dos estudantes.

“E, como estamos dando aulas online, e um meio de trazer a notícia para sala de aula – casa -, sendo que antes de mais, dialogando muito sobre o mesmo. Muito trabalho, porque exploro muito a oralidade com eles, depois eles dão opiniões. Para os vídeos, eles envia a mim para correção e só depois posto no grupo. O mais legal é que os pais estão gostando e participam juntos e entusiasmados”, complementa Eliane.

Por fim, a professora pontua que houve uma melhoria no vocabulário e autoestima de vários alunos durante o processo. “É claro: se estivéssemos em sala de aula, mais rico esse trabalho seria. Mas, vejo de positivo o desempenho e entusiasmo deles pelos trabalhos”, conclui a docente.

Dicas

Uma das entrevistas da turma foi a doutora Denise, que pôde dar algumas dicas de como combater e se prevenir do novo coronavírus após ser perguntada por um dos alunos. “Evite sair de casa sem necessidade. Portanto, quanto menos contato pessoal, melhor. Evite ambientes com aglomeração de pessoas. A casa deve estar limpa e arejada. Crianças e idosos devem evitar sair para compras. Lembre de usar máscaras sempre que sair de casa. Na rua, deve-se usar máscaras também”, apontou a especialista aos alunos.

Confira a atividade completa no blog escolar da Escola Professor Aroldo. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE