Alunos plantam araucárias em comemoração aos 50 anos da UEPG | aRede
PUBLICIDADE

Alunos plantam araucárias em comemoração aos 50 anos da UEPG

Ação histórica foi realizada pelas turmas dos quintos anos da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha, o CAIC de Ponta Grossa

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ação histórica foi realizada pelas turmas dos quintos anos da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha, o CAIC de Ponta Grossa

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), comemorou no dia 6 de novembro de 2019, 50 anos de fundação. Sua história iniciou através da Lei nº 6.034, em iniciativa do Governo do Estado do Paraná que, na época, era governado por Paulo Pimentel. Desde então, a instituição de ensino superior se destaca como uma das principais universidades paranaenses.

E, através dessa longa história e tradição, os alunos dos quintos anos – Grupos Oceano e Cientistas –, coordenados pelas professores Gláucia de Fátima Colesel, Janaína Freitas da Silva e Franciane Barros Grácia, da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha, o CAIC de Ponta Grossa, fizeram amplos trabalhos sobre o tema, principalmente atuando em uma iniciativa que refletirá para as futuras gerações.

“No dia 21 de fevereiro, em comemoração aos 50 anos da UEPG, os alunos dos quintos anos realizaram a plantação de 50 araucárias no Campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Essa atividade é um marco na vida das crianças, que poderão acompanhar o crescimento das árvores e, quando estiverem na Universidade, podem falar: ‘fui eu que plantei’”, conta Franciane, que descreveu a histórica atividade.

A docente elenca que essa dinâmica enfatiza os trabalhos que são realizados em sala de aula, através da preservação e cuidados acerca do meio em que os estudantes estão inseridos. “Dessa forma, as crianças estão conectadas, sentem-se pertencentes ao CAIC, a Universidade, a esse bosque e a natureza. E, quem pertence, cuida”, conclui a professora.

Para complementar, os estudantes e educadores registraram, em fotos, o plantio das árvores. Ainda, houve a gravação de uma reportagem onde uma das alunas pôde saber mais sobre a área e a escolha da araucária, símbolo do Paraná, presente em vários pontos do município de Ponta Grossa.

UEL e UEM ‘compartilham’ data

Uma curiosidade ronda os 50 anos da criação da UEPG: a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), também foram criadas pelo decreto do mesmo dia, completando meia década junto com a instituição ponta-grossense. As diferenças, no entanto, foram as datas escolhidas para a comemoração: a UEPG ficou com o dia 6 de novembro de 1969, enquanto a UEL, em 1971, decidiu pela data 7 de outubro. Por fim, a UEM tem no dia 28 de janeiro de 1970 a sua data comemorativa.

No blog escolar do CAIC-PG você confere a galeria completa de fotos desta atividade. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE