Mostra Científica tem viagem por cinco séculos de Brasil | aRede
PUBLICIDADE

Mostra Científica tem viagem por cinco séculos de Brasil

História do país foi tema central da apresentação dos quartos anos matutino e vespertino da Escola Evangélica de Carambeí. Alunos criaram cenário de imersão histórica na sala de aula

Imagem ilustrativa da imagem Mostra Científica tem viagem por cinco séculos de Brasil
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

História do país foi tema central da apresentação dos quartos anos matutino e vespertino da Escola Evangélica de Carambeí. Alunos criaram cenário de imersão histórica na sala de aula

As turmas do 4º ano, matutino e vespertino da Escola Evangélica de Carambeí, desenvolveram um amplo trabalho sobre a longa e rica história do Brasil desde o seu descobrimento no século XV. A professora Silene Barbosa conta como o tema foi abordado e a participação dos alunos na Mostra Científica, onde puderam repassar seu conhecimento.

“Conhecer a história e seus acontecimentos proporciona uma visão mais ampla, aguça a curiosidade e oportuniza excelentes reflexões. No entanto, há necessidade de uma atenção para alguns conteúdos da disciplina de História, devido à complexidade dos assuntos e quantidade de informações abordados. Justamente por esse motivo que a professora Silene busca apresentar os conteúdos de forma clara para que os alunos possam compreender melhor os processos históricos estudados”, destaca a docente.

Silene explica que no Ensino Fundamental, especificamente no 4º ano, é essencial e relevante desenvolver habilidades cognitivas e operacionais correspondentes ao conceito de tempo. Ainda, deve-se mostrar aos alunos que o estudo da área não é uma viagem ao passado, mas uma pesquisa que se dá através de documentos e ações humanas. Assim, as turmas abordaram o período do Brasil que abarca desde as Grandes Navegações, passando pela Independência e escravidão, até chegar aos dias atuais.

“Com todos esses assuntos sendo construídos durante as aulas, foi visível perceber que a medida em que os alunos descobriram e discutiam, o interesse foi aumentando e foram compreendendo que conhecer o passado é manter viva a memória. A conversa e a troca de informações por meio do livro didático e pesquisas em outras fontes foram conclusivas para a decisão em relação ao tema a ser exposto na Mostra Científica da nossa escola: ‘Recontando a nossa história”, aponta.

Entusiasmadas e com mediação da professora, as turmas montaram na sala de aula uma instalação com marcos históricos, da chegada dos portugueses à construção de Brasília, expondo e exemplificando os principais aspectos até remontar a atualidade. Explicaram, também, que o Brasil já teve muito nomes, como ‘Terra dos Papagaios’, devido ao alto número de animais do gênero encontrados no nosso território. Ainda, abordaram sobre o pau-brasil, sua importância na história brasileira e o estado atual, onde encontra-se ameaçada de extinção.

Para complementar, contaram os motivos que levaram portugueses a escolherem a plantação da cana-de-açúcar para colonizar o Brasil. Foram expostas moedas e cédulas antigas, explicando sobre a casa de fundição. Esses e outros elementos continuaram sendo apresentados pelos alunos, abrangendo os fatos históricos do país. Por fim, Silene elenca que as turmas não apenas se envolveram no assunto, mas também colocaram a ‘mão na massa’ para construir os cenários para a Mostra Científica.

“Todos os assuntos abordados fizeram com que os alunos compreendessem algo ainda mais importante, pois perceberam que o respeito, a tolerância, a cooperação e a participação são atitudes indispensáveis para se viver em sociedade. Aproveitaram bastante essa ‘viagem’ pela história, oportunizando às famílias e demais visitantes uma excelente e dinâmica aula de História”, conclui.

Confira todos os registros no blog escolar da Escola Evangélica de Carambeí. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE