Campanha contra a dengue mobiliza alunos em Ortigueira
Ações do 4º ano A da Escola Municipal do Campo Professor Elias Abraão foram além dos muros escolares, com conscientização e projeto levado a toda comunidade
Publicado: 26/03/2022, 14:36
Ações do 4º ano A da Escola Municipal do Campo Professor Elias Abraão foram além dos muros escolares, com conscientização e projeto levado a toda comunidade
O 4º ano da Escola Municipal do Campo Professor Elias Abraão, na comunidade de Natingui em Ortigueira, desenvolveu uma série de atividades sob um assunto indispensável no nosso país: o combate à dengue e a conscientização que devemos ter acerca do tema. A professora Joicimara Alves do Carmo relata como o projeto acerca da temática foi desenvolvida, aliado à comemoração do Dia Mundial da Água.
“Tendo em vista que o Brasil enfrenta, nos últimos tempos, muitos casos de dengue, torna-se de alta relevância a execução deste projeto. Trabalhando juntos, alunos e comunidade escolar, visamos a conscientização da importância de prevenir a dengue, pois está uma doença grave e que vem causando muitas mortes”, destaca a docente.
Dessa forma, os alunos da turma desenvolvem o projeto ‘Todos contra a dengue’. Segundo a educadora, especialmente nos dias de 22 e 25 de março, o 4º ano promoveu a ‘Semana de Comemoração do Dia da Água’ e ‘Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti’. Todo esse contexto através de atividades que vão além da infraestrutura escolar, atingindo a comunidade com medidas de prevenção e conscientização.
“Tudo iniciou no mês de março, a partir da orientação e conscientização sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Em seguida, os alunos fizeram pesquisas sobre a origem do inseto, leituras, produções de textos, caça-palavras, confecção de cartazes, panfletos informativos, confeccionaram o mosquito Aedes com materiais recicláveis”, pontua Joicimara.
Já na semana de mobilização e combate ao agente transmissor, os alunos saíram às ruas para observar, nos entornos da escola, atitudes certas e erradas em relação ao descarte de lixo nas ruas, o que traz o combate aos focos da dengue. Nesse ínterim, recolheram vasilhas, embalagens plásticas, copos, tampas de garrafa e outros recipientes que pudessem acumular água. Quando retornaram à instituição de ensino, registraram o que foi observado e aprendido, complementando com leitura de textos produzidos pela turma, cartazes e fizeram entrega de panfletos.
“Durante sua execução, o projeto (na) nossa escola contra a dengue proporcionou conhecimento que contribuiu para a sensibilização dos alunos e da comunidade na qual estão inseridos sobre como deve ser feito o combate contra a proliferação do mosquito, evitando assim doenças transmitidas pelo mesmo. Para encerrar os alunos fizeram uma apresentação com um poema: ‘Todos contra a Dengue’”, conclui a professora, que ainda cita a exposição dos trabalhos pelos corredores da escola, além de envolvimento, entusiasmo e participação de sua turma.
Acesse o blog escolar da Escola Municipal do Campo Professor Elias Abraão clicando aqui.