Alunos resgatam 40 anos da Escola Evangélica | aRede
PUBLICIDADE

Alunos resgatam 40 anos da Escola Evangélica

Segundo ano matutino comemorou quarta década de existência da instituição de ensino de Carambeí com estudo sobre a história, entrevista com primeiro diretor e exposição na Mostra Científica

Imagem ilustrativa da imagem Alunos resgatam 40 anos da Escola Evangélica
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Segundo ano matutino comemorou quarta década de existência da instituição de ensino de Carambeí com estudo sobre a história, entrevista com primeiro diretor e exposição na Mostra Científica

A Escola Evangélica de Carambeí comemora 40 anos de existência em 2019. A data especial não passou batida pela turma do 2º ano matutino da instituição de ensino: sob coordenação da professora Jocieli Aparecida Silva, os alunos puderam fazer um resgate histórico e entender a importância do ensino durante quatro décadas.

“O ano de 2019 está sendo muito especial para todos nós da Escola Evangélica, pois nesse ano comemoramos os 40 anos da nossa escola. 40 anos transformando vidas pela educação. Os alunos do 2º ano foram convidados a estudar a história da escola e puderam refletir ainda mais sobre sua importância. Desde o primeiro trimestre, identificaram diferentes ambientes, os profissionais que trabalham na escola e toda sua organização”, aponta a docente.

Outro ponto foi a pesquisa sobre história de escolas do Brasil desde a chegada dos jesuítas até os dias atuais. Jocieli destaca que os alunos perceberam as grandes mudanças que ocorreram, tanto na estrutura, quanto na compreensão sobre o processo de escolarização, além dos materiais e o uso de tecnologias. O tema, assimilado, permitiu uma exposição na Mostra Científica, abordando os 40 anos da Escola Evangélica.

“Além do estudo de diversos documentos, fizeram pesquisas com os pais sobre a escola, coletaram fotos das turmas que aqui estudaram, descobriram quais professoras deram aula no 2º ano - primeira série na antiga nomenclatura - e tiveram acesso ao álbum de fotos da escola, onde vários alunos identificaram familiares. Também tiveram a oportunidade de entrevistar o senhor Hendrik Sijpkes, primeiro diretor da escola”, diz a professora.

Na entrevista, Hendrik pôde escolar à turma como a escola foi fundada, o cenário das salas de aula, uniforme, a forma das aulas e, conforme explana a docente, até histórias engraçadas dos alunos durante sua época. Na sequência da conversa, continuaram a pesquisa e encontraram objetos antigos que não conheciam, como antigos toca-fitas e um mimeógrafo. Para complementar, Jocieli explica que o mais legal foi que os equipamentos estavam em perfeitas condições, o que proporcionou aos alunos verem como estes funcionam, aprendendo a manuseá-los.

“Saber sobre nossa história foi muito empolgante e, mais empolgante foi compartilhar tudo na Mostra Científica. Todos os alunos estudaram e se dedicaram nos preparativos, ajudando as professoras a organizar a sala para o evento. Emprestaram alguns móveis do Parque Histórico de Carambeí, que gentilmente os atendeu. Expuseram também uniformes antigos, fotos e documentos. Homenagear a escola contando sua história foi um gesto muito especial e, com certeza, abrilhantou nossa Mostra Científica”, conclui.

Confira o registro completo de fotos no blog escolar da Escola Evangélica de Carambeí. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE