Signos e manchetes despertam curiosidade em 5º ano | aRede
PUBLICIDADE

Signos e manchetes despertam curiosidade em 5º ano

Trabalho com elementos do Jornal da Manhã foi desenvolvido em três etapas na turma da Escola Carlos Carneiro Sampaio em Jaguariaíva

Imagem ilustrativa da imagem Signos e manchetes despertam curiosidade em 5º ano
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Trabalho com elementos do Jornal da Manhã foi desenvolvido em três etapas na turma da Escola Carlos Carneiro Sampaio em Jaguariaíva

O segundo contato com os exemplares do Jornal da Manhã no 5º ano da Escola Municipal Carlos Carneiro Sampaio em Jaguariaíva trouxe um trabalho em três momentos que aguçou ainda mais a curiosidade e conhecimento dos alunos acerca deste meio de comunicação. A professora da turma, Maria Aparecida Alves dos Santos conta como o trabalho foi desenvolvido.

“Após a entrega do segundo bloco do jornal, os alunos já sabendo como manusear e explorar as manchetes, curiosos já com as novas informações, sequencialmente usando a criticidade, debateram sobre os direitos e deveres de uma sociedade. Depois, foi realizada a escolha de qual manchete que mais lhe chamou a atenção. Após a releitura, foi realizada uma produção de texto de opinião, e o que fariam para melhorar os problemas apresentados nessa edição”, destaca a docente.

O principal ponto foram as chuvas, mas outras manchetes também foram selecionadas, o que permitiu trabalhar a produção textual sobre cada situação. No segundo momento, realizou-se a correção e reestruturação dos textos. “As informações foram repassadas para a sala do 4º ano, em forma de seminário, para que tivessem a noção dos acontecimentos da nossa região e planeta, já que o jornal abordava fortes chuvas e, com isso, a destruição de lugares e moradias”, aponta Maria Aparecida.

Com a manchete sobre o tema escolhido, a professora exemplificou novamente a importância da conscientização de cada indivíduo para a preservação do meio ambiente. O terceiro momento contou com a curiosidade demonstrada pelos alunos sobre os signos presentes no jornal. “Foi explorada a leitura do horóscopo e surgiu a necessidade de apresentar aos alunos um texto informativo, onde foi realizada a leitura e interpretação oral sobre a origem dos signos”, complementa a professora.

Esse trabalho permitiu que muitos estudantes que não sabiam seu signo puderam descobrir e saber se tinham algo em comum. Dessa forma, confeccionou-se um gráfico com todos os signos da turma, separado por alunos. Em grupo, trocando as informações entre eles, constataram as semelhanças e diferenças.

“Dessa forma, a aula foi complementada com uma produção de texto, onde os alunos se auto-analisaram, refletiram e trocaram as informações, podendo assim observar semelhanças e diferenças entre pessoas do mesmo signo. O objetivo das produções foi preparar os alunos para a Avaliação Jaguariaíva. O trabalho foi bem produtivo e os alunos descobriram uma nova palavra, ‘personalidade, a qual deve ser respeitada, pois é a individualidade de cada um. As produções e desenhos característicos aos signos foram expostas em cartaz, em sala de aula”, conclui Maria Aparecida.

Confira a produção na íntegra no blog escolar da Escola Carlos Carneiro Sampaio. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE