GRMix oferece a alta tecnologia das lajes protendidas em PG
Empresa do setor da construção civil se destaca por oferecer a tecnologia de primeiro mundo para as obras, com redução de prazos nas estruturas, vãos livres maiores, baixo peso e alta resistência
Publicado: 30/04/2024, 17:48
Moradores e construtores de Ponta Grossa já podem contar com a máxima tecnologia que há no mundo no âmbito da construção civil. A GRMix está trazendo ao município o diferencial das lajes protendidas, um sistema estrutural, com vigotas protendidas que utilizam a tecnologia da protensão para fabricar um produto mais resistente para as obras com lajes. É uma exclusividade que traz inúmeros benefícios para as obras, resultando na possibilidade de construir vãos livres de até 12 metros, por exemplo, resultando em diversas vantagens arquitetônicas, tanto para imóveis comerciais quanto residenciais.
GALERIA DE FOTOS
A GRMix é a pioneira em Ponta Grossa, sendo a primeira empresa do setor a fabricar as vigotas com esse diferencial na cidade. Esse sistema chega para revolucionar a construção civil: por ter um material mais resistente, é possível a elaboração de um projeto mais ‘compacto’ na construção, com pilares mais estreitos, utilizando menos materiais e, consequentemente, reduzindo os preços e os prazos de execução das obras. Isso abre um leque maior para os projetos, com o maior distanciamento entre os pilares.
“A vigota protendida é um avanço para as vigotas que já existem no mercado (que seriam as pré-moldadas normais, pré-moldadas maciças, treliçadas, por exemplo). Nós passamos de três a sete cabos no meio do concreto, dependendo do que o cliente quer, como a especificação, o vão necessário, a carga, a sobrecarga que ele vai precisar dessa laje, e cortamos de acordo com os projetos que recebemos. E a principal utilidade é para construções em geral que utilizam laje”, esclarece Ricardo Beckert, diretor da empresa.
Sua utilização pode ocorrer tanto em casas quanto em lojas e escritórios: onde se utiliza laje, a vigota protendida pode ser utilizada. “Uma das vantagens é que se o engenheiro estrutural considerar o uso da vigota protendida, já no projeto, ele consegue considerar as vantagens maiores, como diminuir partes de ferro, de ferragem na estrutura, porque a vigota vai melhorar a parte estrutural e vai deixar a construção mais forte no final, porque ela já vai fazer parte da estrutura também”, completa Ricardo.
Com isso, além da possibilidade de construir projetos mais ‘clean’, com vãos livres maiores, e da estrutura ter menor peso, reduzindo a carga da estrutura, o que pode resultar na redução de pilares, as vantagens competitivas garantem a melhor relação custo/benefício. “O produto tem preço de aquisição do m² competitivo com o mercado de lajes tradicionais, porém o valor entregue ao cliente é bem superior. E ainda devemos considerar que o consumo de concreto para capeamento da laje é inferior, o que traz ainda mais economia no final da obra”, explica o diretor da GRMix. Soma-se a isso a eliminação do escoramento para vãos de até três metros e apenas três escoras para vãos de 12 metros, o que garante o custo final menor entre todos os tipos de lajes.
Aliado a tudo isso, há o fato que o processo produtivo evita o surgimento de fissuras na estrutura, a facilidade de montagem, com menor custo de mão de obra, redução dos prazos de execução da obra e a vantagem de melhor isolamento termoacústico, ao se utilizar o preenchimento com EPS (isopor).
Produção segue todas as normas de segurança
Para que tudo isso seja possível, a GRMix utiliza aços que atendem a NBR 7482, com os fios de aço para concreto protendido, e que atendem à NBR 7483, com cordoalhas de aço para concreto protendido. Sua resistência à compressão é elevada (C45) e o consumo de cimento é superior a 350 kg/m³. Além de contar com uma baixa relação de água/cimento, o que impacta na sustentabilidade, utiliza-se concreto seco, em virtude de sua fabricação ser com equipamentos que produzem um adensamento do concreto por extrusão.
SERVIÇO
GRMix
Endereço: Rua Vicente Garcia, 188, Cará-Cará. Ponta Grossa, Paraná.
Telefone: (42) 99872-0259
e-mail: lajes@grmix.com.br
Instagram: @grmixpg