Número de homicídios reduz 67% em Ponta Grossa em 2025 | aRede
PUBLICIDADE

Número de homicídios reduz 67% em Ponta Grossa em 2025

Luís Gustavo Timossi, responsável pelo Setor de Homicídios da 13ª Subdivisão Policial (SDP) divulgou um balanço dos casos registrados em 2025

Luís Gustavo Timossi – Delegado responsável pelo Setor de Homicídios
Luís Gustavo Timossi – Delegado responsável pelo Setor de Homicídios -

Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa teve redução de 67% no número de homicídios registrados no ano de 2025, em comparação com 2024. A informação foi divulgada pelo delegado Luís Gustavo Timossi, responsável pelo Setor de Homicídios da 13ª Subdivisão Policial (SDP), em entrevista ao Portal aRede, na manhã desta segunda-feira (19).

O delegado destacou que em 2024, 98 homicídios foram registrados na cidade, enquanto em 2025, após ações planejadas e coordenadas, ocorreram 33 homicídios, sendo uma redução de 67%. "É algo muito positivo. São vidas que foram preservadas e é sempre o objetivo, para nós que trabalhamos no setor de homicídios".

De acordo com ele, em 2025 ocorreram 38 mortes violentas, sendo 33 homicídios, quatro latrocínios e uma lesão corporal seguida de morte. Já em 2024 foram registradas 102 mortes, sendo 90 homicídios, oito feminicídios e quatro lesões seguidas de morte. Vale ressaltar que, em 2025, nenhuma mulher morreu pelo crime de feminicídio, em Ponta Grossa.

No entanto, Timossi ressaltou que em 2024 houve um pico de homicídios na cidade. "Vivenciávamos o auge da guerra de facções que estavam ocorrendo aqui na cidade de Ponta Grossa e planejamos ações visando aí conseguir dar uma resposta para a sociedade em relação ao que vinha acontecendo".

Conforme o delegado, primeiro foi necessário identificar quais eram as deficiências, fragilidades do setor de homicídios e o que era possível melhorar. "Foram planejadas ações, focando no esclarecimento de homicídios e na identificação das causas das mortes. Em 2024, o trabalho foi intensificado e, no final do ano, deflagramos uma ação conjunta com o GAECO, com a Polícia Militar e com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), que focou especificamente num grupo que estava envolvido em múltiplos homicídios. Então, a partir do momento em que esse grupo foi desarticulado, era natural que houvesse uma tendência de queda imediata no número".

Segundo Timossi, a redução em 67% nos casos de homicídio em 2025, teve o reflexo da ação policial. "Então, uma vez que esses criminosos foram presos, acabou por reduzir a quantidade de crimes e diversas vidas foram preservadas". 

O delegado ressaltou necessário considerar não apenas o número de mortes, mas também a quantidade de esclarecimentos. "O esclarecimento é a resposta estatal, ele é a identificação da pessoa que foi autor do homicídio e a prisão dessa pessoa. Em 2022 já tínhamos um número de 70% de elucidação, mas em 2023, saltamos para 90,9% de elucidação, quando tivemos 77 homicídios e 70 foram esclarecidos. Em 2024, nós tivemos 98 homicídios e 82 homicídios esclarecidos, trazendo uma média de 83,7% de esclarecimento. Já em 2025 foram 33 homicídios praticados e 35 esclarecidos, porque nós temos homicídios de anos anteriores, o que demonstra que não ficam esquecidos inquéritos, fechando com índice de 106%".

Por fim, o delegado Luís Gustavo Timossi destacou a importância do auxílio da população na resolução dos casos através de denúncias anônimas pelo número 181. 

Confira a live completa aqui:

VÍDEO
aRede.info
Delegado Timossi faz balanço sobre os casos e operações policiaisVeja mais informações na live do Portal aRede: | Autor: aRede.info
  
PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right