Carreta oftalmológica vai atender cerca de 2 mil pacientes em Ponta Grossa a partir de 2026
Ação prevê um investimento aproximado de R$ 2 milhões e tem como objetivo reduzir filas de espera e ampliar o acesso a atendimentos especializados pelo SUS
Publicado: 29/12/2025, 19:50

O deputado federal Aliel Machado (PV -PR) anunciou, ao lado do ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), a chegada de uma carreta oftalmológica a Ponta Grossa a partir de janeiro de 2026. A ação prevê um investimento aproximado de R$ 2 milhões e tem como objetivo reduzir filas de espera e ampliar o acesso a atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o anúncio, a programação deve iniciar com o deslocamento da carreta por volta do dia 15 de janeiro, com atendimentos a partir do dia 16. Em um período de 30 dias, a estrutura móvel poderá realizar cerca de 2 mil procedimentos, incluindo consultas oftalmológicas, exames, cirurgias de catarata, atendimento para glaucoma e fornecimento de óculos, beneficiando crianças, idosos e pacientes que aguardam há longo tempo na fila.
O ministro Alexandre Padilha destacou que o programa de especialistas do Ministério da Saúde tem levado carretas oftalmológicas a municípios onde, em alguns casos, foi possível zerar filas de cirurgias de catarata e avaliações oftalmológicas em um mês de atendimento. Aliel Machado reforçou que a iniciativa atende a um pedido apresentado por ele ao governo federal e é uma determinação do presidente Lula (PT), coordenada pelo Ministério da Saúde.
O deputado também informou que já conversou com Elizabeth Schmidt (União), prefeita de Ponta Grossa, e com equipes da administração municipal para viabilizar a operação. Além da cidade, municípios da região dos Campos Gerais também poderão ser contemplados pelos atendimentos durante o período de funcionamento da carreta.




















