Frísia premia cooperados que avançaram em práticas ambientais em 2025 | aRede
PUBLICIDADE

Frísia premia cooperados que avançaram em práticas ambientais em 2025

O evento foi realizado na Fazenda Tapera, reconhecendo com certificados e troféus o empenho dos cooperados que aplicaram e ampliaram suas boas práticas sustentáveis nas propriedades

O programa alcançou 146 cooperados, 117 sedes agrícolas e 67 mil hectares com práticas sustentáveis
O programa alcançou 146 cooperados, 117 sedes agrícolas e 67 mil hectares com práticas sustentáveis -

Publicado por Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Frísia Cooperativa Agroindustrial promoveu na sexta-feira (12) a cerimônia de encerramento do Programa Fazenda Sustentável Frísia 2025. O evento foi realizado na Fazenda Tapera, em Ponta Grossa (PR), reconhecendo com certificados e troféus o empenho dos cooperados que aplicaram e ampliaram suas boas práticas sustentáveis nas propriedades.

Na ocasião, o vice-presidente agrícola do Conselho de Administração da Frísia, Henrique Degraf, comentou sobre os avanços alcançados pelo programa e o desafio para a evolução constante. Até o momento, o programa alcançou 146 cooperados, 117 sedes agrícolas e 67 mil hectares com práticas sustentáveis adotadas em culturas como soja, trigo, cevada e milho. O coordenador de Sustentabilidade da Frísia, Jean Cesar Andrusko, destaca que o encontro é uma oportunidade de valorização e troca de conhecimento entre os participantes.

“O evento vai ser o fechamento do programa Fazenda Sustentável, com a entrega de certificados e troféus em reconhecimento aos produtores que fizeram parte e tiveram evolução ao longo de 2025. Também vamos conhecer as boas práticas e a estrutura da Fazenda Tapera com uma visita”, afirmou. O cooperado Richard Franke Dijkstra, anfitrião do evento de premiação, destacou que o programa trouxe uma cultura diferente na fazenda. A Tapera está no nível 5, em uma escala que vai de 1 a 5.

“O Fazenda Sustentável nos ajudou a organizar bastante a propriedade, com os cursos, a exigência de ter as normas regulamentadoras cumpridas, a segurança no trabalho e o uso de equipamento de proteção individual. São coisas que, no dia a dia, tornam o trabalho mais seguro, mais eficiente, organizado. O trabalho rende mais, os custos acabam diminuindo e tem os grandes benefícios que são os prêmios de produção”, explica Dijkstra. O Programa Fazenda Sustentável Frísia tem como objetivo incentivar, orientar e avaliar propriedades rurais em critérios de sustentabilidade. A iniciativa trabalha com módulos que envolvem segurança do trabalho, capacitação de colaboradores, gestão de processos e de pessoas e certificações, enquadrando as propriedades em diferentes níveis de desempenho.

Para diversos cooperados, o programa se tornou o primeiro passo rumo à certificação RTRS, que possibilita a comercialização de créditos de produção sustentável em culturas como soja e milho. Em etapas futuras, alguns produtores poderão avançar para a venda de soja física certificada, ampliando o valor agregado de sua produção. O desenvolvimento do Fazenda Sustentável ganhou ainda mais força com a instalação da Maltaria Campos Gerais, em Ponta Grossa, construída pelo sistema de intercooperação, que inclui a Frísia. As indústrias compradoras do malte exigem que parte da cevada seja produzida de forma sustentável, o que impulsionou a evolução das práticas e o engajamento dos cooperados em critérios ambientais, sociais, trabalhistas e de infraestrutura.

Sobre a Cooperativa Frísia

Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga de produção do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Sua trajetória se confunde com a do cooperativismo brasileiro, em que a união, o trabalho e a organização promovem resultados sustentáveis aos cooperados, colaboradores, parceiros e sociedade, sempre aplicando os sete princípios cooperativistas.

A Frísia nasceu em Carambeí (PR), em 1925, como Sociedade Cooperativa Hollandeza de Laticínios, onde está localizada a matriz. Atualmente, está presente em 11 municípios dos Campos Gerais paranaense e possui unidades em três cidades do Tocantins, estado onde começou as atividades em 2016. São mais de mil cooperados e mais de 1,2 mil colaboradores que fazem da Frísia uma das maiores cooperativas do Brasil, com atividades nos segmentos de grãos, lácteos, florestas, rações, sementes e proteína animal. Mesmo inovadora e atualizada às rápidas mudanças no campo, a Frísia mantém a sua essência traduzida em “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”! Saiba mais em frisia.coop.br.

Com informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right