Aliel Machado destaca investimentos para Ponta Grossa durante gestão em 2025
Deputado federal fala sobre investimentos e articulações que viabilizaram policlínica, nova torre do HU, implantação do IFPR e outras iniciativas para a cidade e região
Publicado: 12/12/2025, 17:51

O deputado federal Aliel Machado (PV) fez um balanço das principais conquistas e investimentos que estão sendo destinados à Ponta Grossa em 2025 em sua gestão, reforçando suas parcerias com o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG).
Aliel destacou, com prioridade, os investimentos destinados para a saúde do município e região ao longo deste ano. "Nós trouxemos para Ponta Grossa o maior aporte do Paraná, por meio do Programa 'Mais Médicos', em que conseguimos 33 profissionais disponibilizados para Ponta Grossa. A falta de médicos não é um problema sistêmico na cidade como era antes", diz.
O deputado reforçou que existem diversas obras acontecendo no município neste sentido, iniciando pela gestão da Santa Casa de Ponta Grossa, que é referência em tratamento de casos graves em gestações, e o atendimento ao câncer, com a instalação do ambulatório com sistema de radioterapia para atender a população. "Esta é uma conquista em conjunto com a Itaipu Binacional, em que teremos um bunker, uma obra especial com um equipamento de ponta", diz.
Além destes projetos, Aliel conta que, em 2025, também viabilizou a construção do Centro Especializado em Reabilitação, obra que já está em fase avançada, conforme o deputado. "Também temos a Policlínica, uma obra importantíssima de R$ 25 milhões. A única cidade contemplada por este projeto no Paraná é Ponta Grossa. Um resultado do nosso trabalho em Brasília", conta. Por fim, na área da saúde, o deputado federal traz como principal conquista para o setor a nova torre do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). "Uma obra de mais de 15 mil m², o maior investimento em saúde em uma única obra da história de Ponta Grossa. Teremos novos centros cirúrgicos, alas de UTI, e vamos resolver problemas de filas e transferências de pacientes para hospitais fora da cidade. Estas pessoas serão atendidas aqui", declarou Aliel.
O deputado afirma que estes projetos ficarão marcados na história da cidade, e reforça que, mesmo que a escuta ativa e atuação em investimentos para projetos na cidade sejam parte da obrigação de um deputado, em sua opinião, outras gestões não a fizeram. "O que me move é o resultado, um trabalho feito em conjunto com a Secretaria de Estado, com a Prefeitura de Ponta Grossa. A minha função é trazer estes investimentos". À reportagem, Aliel diz que, enquanto outras cidades anunciavam grandes conquistas, Ponta Grossa ficava para trás, e enquanto representante do município a nível federal, ele não poderia aceitar esta realidade. "Eu deixei diferenças políticas de lado para somar as conquistas que a cidade precisa. O diferencial foi ter diálogo com a prefeita, com o reitor, com o Governo de Estado através do nosso trabalho", afirma.

Para ele, estas conquistas não são sobre ajudar uma figura política específica, mas sim, a cidade. "Inclusive, Elizabeth foi minha adversária na disputa à Prefeitura, mas assim que encerramos as eleições, somamos forças, o que faz muita diferença. Em gestões anteriores, a articulação era influenciada por grupos políticos, mas eu quero saber de resultado", declara Aliel. O deputado também comentou sobre investimentos em infraestrutura e educação, como o anúncio da implantação do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Ponta Grossa. "É uma universidade que traz uma capacidade de qualificação técnica para Ponta Grossa, e linka a cidade com o futuro, potencializando também o Distrito Industrial", argumenta o deputado. "O desenvolvimento do município significa ter qualidade de vida, educação, e atendimento público. A vinda da IFPR fortalece também o trabalho da UTFPR. Para pensarmos em futuro, precisa ter suporte, a vinda das instituições e o diálogo com outras instituições são importantes. Tem outros desafios e coisas a serem feitas, mas aquilo que só ficou no papel por décadas está tendo resposta para a população".
Ao fim da entrevista cedida ao Portal aRede e Jornal da Manhã, Aliel compartilhou que, nesta semana, o HU recebeu o depósito de R$ 18 milhões para a ordem de serviço que foi dada às obras. "Temos que cuidar do novo prédio, ele tem um cronograma a ser atendido, e nós vamos monitorar". Questionado sobre os planos para 2026, o deputado federal diz que "não é refém de calendário eleitoral", e o que deseja para o próximo ano é fazer funcionar tudo o que conquistou em 2025. "Você não anuncia uma Policlínica ou um bunker todo ano. O aparelho mais moderno do mundo, que as pessoas vão buscar nos EUA, estará em Ponta Grossa. Em 2026, quero entregar estas obras, bem como a Maternidade da Santa Casa, o Centro de Reabilitação e o novo lugar da IFPR", diz. O deputado encerrou a entrevista afirmando que todas as conquistas foram também resultado de trabalho com compromisso em tirar projetos do papel, com a garantia da conquista deles para Ponta Grossa.





















