Prefeitura realiza mutirão de prevenção contra escorpião-amarelo
Força-tarefa reuniu cerca de 30 profissionais para visitar residências, verificar locais de risco e orientar a população na região da Vila Cipa
Publicado: 27/11/2025, 17:50

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizou nesta quinta-feira (27) um mutirão de prevenção à presença do escorpião‑amarelo no Município: o local escolhido foi a Vila Cipa, por conta das primeiras aparições do animal em Ponta Grossa terem sido nesta região, e o foco do trabalho foi na eliminação de situações de risco e na conscientização dos moradores sobre cuidados essenciais para evitar acidentes.
A ação reuniu cerca de 30 profissionais entre Agentes de Combate às Endemias, profissionais do Centro de Controle de Zoonoses e também da 3ª Regional de Saúde e da equipe: as equipes percorreram ruas da região, orientando a população e reforçando a necessidade de eliminar pontos de abrigo dos escorpiões, especialmente evitando o acúmulo de lixo e depósitos de entulho.
Durante o mutirão, os agentes vistoriaram quintais e áreas externas, buscando identificar a presença de entulhos, materiais descartados incorretamente e possíveis focos de proliferação; além disso, orientações como manter os ambientes limpos e organizados, evitar acúmulo de resíduos e revisar roupas, calçados, lençóis e toalhas antes do uso também foram reforçadas.
"Precisamos da participação efetiva da comunidade. O combate ao escorpião-amarelo começa nos quintais e depende da união entre poder público e moradores. Ao abrir as portas e autorizar a entrada em seus terrenos, além de ouvir atentamente as orientações das equipes, a população se torna parte essencial nesta frente de cuidado coletivo", destacou Cleiber Flores, diretor de Vigilância em Saúde da FMS.
O objetivo do mutirão foi atuar diretamente na prevenção, reduzindo o risco de contato entre moradores e a espécie, considerada a mais perigosa do país devido ao seu veneno potente e à facilidade de proliferação no meio urbano. “Aproveitamos para reforçar a importância da prevenção, pois, inseticidas domésticos, por exemplo, não são eficazes contra este tipo de animal e podem forçá-lo a abandonar abrigos, o que gera um risco ainda maior de acidentes”, explica Leandro Inglês, coordenador do Centro de Zoonoses.
CUIDADOS - Em situações de picada, a recomendação segue sendo lavar o local com água e sabão, aplicar compressa morna e buscar imediatamente atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Crianças e idosos exigem atenção redobrada, pois o tempo de resposta ao atendimento é determinante.
A captura segura do animal para identificação só deve ser feita se houver condições de segurança, utilizando um pote de vidro ou outro recipiente adequado. Para dúvidas, orientações ou solicitações de vistoria, os moradores podem entrar em contato com o Centro de Zoonoses pelo WhatsApp (42) 98402-7127.
Sobre a aparição dos escorpiões-amarelos na Vila Cipa, todos os animais encontrados foram recolhidos pela Prefeitura e nenhum caso de ataque foi registrado.

Das assessorias





















