Número de vagas preenchidas na Agência do Trabalhador de Ponta Grossa sobe 25% | aRede
PUBLICIDADE

Número de vagas preenchidas na Agência do Trabalhador de Ponta Grossa sobe 25%

Agência obteve mais vagas preenchidas, com menos encaminhamentos em 2025

Esse resultado traduz um ganho de eficiência e precisão
Esse resultado traduz um ganho de eficiência e precisão -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Dados de 2025 revelados pela Agência do Trabalhador de Ponta Grossa demonstram um salto na empregabilidade das pessoas encaminhadas para vagas intermediadas pelo órgão municipal até outubro de 2025: mesmo com 22% menos encaminhamentos que em 2024 no período, a Agência registrou 25% mais empregos formais, otimizando esforços e economizando o tempo de empresas e trabalhadores.

Os números ajudam a entender o recorde atingido em setembro, quando a cidade ultrapassou a marca de 110 mil trabalhadores com carteira assinada. Até outubro deste ano, a Agência do Trabalhador, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, realizou 43.589 encaminhamentos (uma redução de 22% em relação a 2024) para 7.052 vagas anunciadas. Destas, foram consolidadas 3.271 colocações — um aumento de 25% no número de pessoas efetivamente empregadas em relação ao ano anterior (2.607).

Esse resultado traduz um ganho de eficiência e precisão. Na comparação entre o índice de sucesso de um ano para outro, representa um aumento de 60% no aproveitamento dos candidatos encaminhados. Além disso, significa que quase metade das vagas intermediadas pela Prefeitura foram preenchidas. Este é um indicador de que a Agência está acertando cada vez mais no perfil do trabalhador encaminhado, reduzindo a frustração de candidatos e o tempo desperdiçado por empresas em seus processos seletivos.

A prefeita Elizabeth Schmidt atribui o sucesso à sinergia entre a gestão municipal e o setor produtivo. “Estamos construindo um ecossistema onde o empreendedor encontra a mão de obra que precisa, e o trabalhador encontra a oportunidade que merece. Essa assertividade é fruto de um trabalho técnico que envolve inteligência, a qualificação incentivada e a proximidade com as empresas, que têm em Ponta Grossa cada vez mais segurança jurídica e confiança para investir. Novos empreendimentos, como hipermercados e grandes indústrias, ampliam nossa base econômica e oferecem mais oportunidades para nossos trabalhadores”, destaca.

De acordo com a secretária de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Faynara Merege, o ganho de eficiência é resultado de uma mudança de estratégia. “Focamos na qualidade dos encaminhamentos. Nossa equipe passou a atuar como uma consultoria especializada, entendendo a fundo a necessidade de cada empresa. Isso exige mais trabalho de inteligência de mercado, mas o retorno é incomparável”, analisa.

Ela considera que a prática reduz o desperdício de tempo e energia de candidatos e contratantes, evitando entrevistas improdutivas. “Hoje, a Agência do Trabalhador atua com mais objetividade, com mutirões e qualificações direcionados, ganhando eficiência com foco em resultados reais — tanto para quem busca uma oportunidade quanto para quem precisa contratar. Esse resultado demonstra que uma gestão técnica, próxima do setor produtivo e atenta às dinâmicas do mercado, faz toda a diferença.”


HISTÓRIAS FELIZES - A história de Leoncides Ferreira da Silva Neto é uma amostra desse cenário. Ele foi admitido como operador de computadores em uma nova loja da rede de supermercados Condor, que abriu as portas recentemente. Soube de um mutirão de empregos promovido pela Agência do Trabalhador, foi até o local, foi encaminhado e saiu empregado no mesmo dia. “Eu estava desempregado há um ano e meio. Fui muito bem atendido na Agência e rapidamente direcionado para uma vaga que combinava com meu perfil. Logo fiz a entrevista e já saí com a certeza de que estava empregado”, comemora.

GALERIA DE FOTOS

  • Número de vagas preenchidas na Agência do Trabalhador de Ponta Grossa sobe 25%
  • Número de vagas preenchidas na Agência do Trabalhador de Ponta Grossa sobe 25%
  • Número de vagas preenchidas na Agência do Trabalhador de Ponta Grossa sobe 25%
  

Para Cristiane de Fátima Costa Rosa, do setor de Recursos Humanos da rede Condor, a parceria com a Agência é fundamental. “Eles são um parceiro muito importante no dia a dia. Para a abertura da nova loja, a eficiência dessa parceria foi muito importante, agilizando o processo e nos poupando um tempo valioso”, afirma. A unidade emprega hoje cerca de 130 pessoas.

Comparativo 2024/2025
Vagas preenchidas até outubro:2024: 2.607

2025: 3.271 (+664, +25%)

Das assessorias

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right