Comunidade acadêmica pede mais segurança para o Campus Central da UEPG
Os centros e diretórios acadêmicos enviaram um ofício à Reitoria, à Prefeitura de Ponta Grossa e à Polícia Militar do Paraná
Publicado: 29/10/2025, 17:07

Devido aos recentes casos de assaltos e furtos nas proximidades do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o DALE (Diretório Acadêmico de Letras), CACS (Centro Acadêmico Carvalho Santos), CAJOR (Centro Acadêmico de João do Rio ) e CAPED (Centro Acadêmico de Pedagogia) protocolaram um ofício solicitando reforço no patrulhamento e medidas de segurança na região. O documento foi enviado à Reitoria da UEPG, à Prefeitura de Ponta Grossa e à Polícia Militar.
O documento ressalta sobre a insegurança de estudantes, servidores e docentes que utilizam as vias entorno do campus. Diante disso, as entidades solicitam: Aumento imediato do patrulhamento ostensivo no entorno do Campus Central, especialmente nos horários de maior circulação noturna; Instalação e manutenção de iluminação pública e câmeras de vigilância nas ruas próximas à universidade; Criação de um canal direto de comunicação entre a UEPG, a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública, a fim de facilitar o acompanhamento de ocorrências e o planejamento de medidas preventivas conjuntas.
Questionada sobre a situação, a UEPG destacou em nota que "é uma instituição segura, resultado de um robusto processo de investimento em equipes, tecnologias e estratégias de prevenção e de monitoramento. A vigilância do Campus Centro segue o protocolo institucional e não tem registrado ocorrências nos últimos anos. Quanto à área externa, a UEPG está em constante atuação junto às forças de segurança pública responsáveis pelo entorno dos seus campi, visando à garantia de circulação mais segura para a comunidade universitária."
Já a Prefeitura Municipal destacou que "realiza constantes ações de segurança na região central da cidade, incluindo o entorno da Universidade Estadual de Ponta Grossa", escreveu em nota. Além disso, a Prefeitura ressalta que "conta com câmeras de monitoramento instaladas na região, que são acompanhadas pelos agentes do Centro de Inteligência e Operações de Segurança do Município, além de promover operações integradas com as demais forças de segurança, com o objetivo de ampliar e fortalecer a proteção no local. O Município destaca a importância da atuação integrada entre as forças de segurança e informa que reforçará as ações ostensivas e preventivas realizadas na região.".
Sobre o documento, a Polícia Militar indica que "mantém ações permanentes de policiamento ostensivo e preventivo na região onde estão localizados os Campus Central e de Uvaranas da UEPG, com reforço nos horários de maior fluxo de estudantes e servidores, especialmente no período noturno, visando prevenir crimes e ampliar a sensação de segurança.".
Para Matheus Fuglini, presidente do DALE, um dos diretórios que assinou o ofício, acredita que o documento representa a voz de todos os acadêmicos que se sentem inseguros nas proximidades da Universidade "Nós, que estamos diariamente no Campus Central, não observamos a presença constante de viaturas da Polícia Militar ou da Guarda Municipal. Essa ausência de patrulhamento cria um ambiente propício para furtos e roubos de veículos, além de gerar um sentimento de insegurança entre os estudantes, servidores e demais frequentadores da universidade. Pensando nisso, unimos forças entre os Diretórios Acadêmicos do Centro e elaboramos esta solicitação, que está sendo protocolada em todas as instâncias competentes, para que sejam implementadas medidas efetivas de segurança na região." relatou o estudante do curso de Letras.
Por fim, a Prefeitura e a Polícia Militar reforçam os canais de denúncias de situações suspeitas ou práticas criminosas pelos telefones 153 (Guarda Civil Municipal) e 190 (Polícia Militar), bem como realizar o registro de boletins de ocorrência junto à Polícia Civil, para contribuir na definição de ações mais eficientes de patrulhamento e na promoção da segurança pública local.





















