Menino brilha na OBA e se torna o único medalhista de ouro entre crianças de PG
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) ocorreu no mês de maio e contou com a participação de mais de 500 mil crianças
Publicado: 20/07/2025, 12:26

Murilo Pereira Campagnaro, de 9 anos, é morador de Ponta Grossa e, em 2022, recebeu o laudo de altas habilidades (QI) elevado. Conforme a mãe, Denise Pereira, uma das principais áreas de interesse do filho é a astronomia.
Em 18 de maio, o garoto e mais de 500 mil crianças do Ensino Fundamental realizaram a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). No entanto, apenas 8.957 crianças receberam a medalha de ouro.
Ao Portal aRede, Denise contou que Murilo foi o único aluno de Ponta Grossa a conquistar o 'Ouro'. "A conquista da OBA tem um valor e 'sabor' ainda maior. O Murilo fez a OBA pela primeira vez no ano passado, sem experiência, com a pressão e a ansiedade. Ele errou ao passar as respostas no gabarito, mesmo tendo êxito na prova. Com isso, ele não conquistou a medalha", relembrou a mãe.
No entanto, Denise afirma que a situação ocorrida no passado serviu de combustível para Murilo realizar a prova em 2025. "Sinônimo de superação. Foram meses e meses estudando, fazendo simulados, assistindo diversas aulas online, vídeos e lives", comentou.
Além disso, em 2024, Murilo foi acolhido pelo Projeto de Extensão 'Orion' da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), cujo apoio foi fundamental para ele, segundo a mãe.
Denise também relatou que Murilo acumula diversas medalhas em seu currículo: OBMEP Mirim, Olimpíada Ponta-Grossense de Matemática, Olimpíada de Astronomia da Liastra, Olimpíada Matific, Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira, Olimpíadas de Literatura e Torneio Nacional de Astronomia.
A mãe de Murilo ressaltou que o garoto ainda é um jogador de xadrez excepcional, que já alcançou mais de 50 premiações. "É um atleta Prata da Casa, representado Ponta Grossa. Murilo tem o sonho de fazer intercâmbio na Nasa, especialmente por meio de programas educacionais como o Nasa Young Leaders", finalizou Denise.